Tamanho da fonte

MASSA COM CALABRESA

LifestyleGASTRONOMIAMASSA COM CALABRESA
Imagem da matéria
Massa com Calabresa

Usei mini penne, para fazer este prato, mas você pode usar a sua massa predileta ou a que tiver em casa. Vou contar como surgiu esta receita. Em uma sexta-feira bem sem graça, fui fazer um jantarzinho, apenas para saciar a fome, sem pretensão nenhuma. Abri a geladeira e fui tirando o que eu via pela frente e colocando em uma bandeja, como de costume. Achei linguiça calabresa. Até então, eu não sabia se ia fazê-la de aperitivo ou usá-la como ingrediente. Logo vi a duplinha de dieta: tomatinho-cereja e muçarela de búfala. Separei também. Achei que estava faltando uma graxa, para dar gosto no prato. Aí, vi o bacon e não tive dúvida, coloquei na bandeja. Mas, ainda no meu paladar, faltava algum ingrediente, para fazer a diferença. Olhei para baixo e vi, na última prateleira da geladeira, um vidrinho de alcaparra aberto. Na hora, pensei Bingo! Era o que faltava. Alcaparra! Ou você ama ou você odeia, mas, na minha opinião, tudo é uma questão de quantidade.

Sempre que vou cozinhar, tenho papel e caneta ao meu alcance; aliás, tenho papeizinhos cortados no criado-mudo, no carro, na bolsa e em vários cantos da casa. Nunca se sabe quando você vai ter uma boa ideia, elas podem surgir do nada. Mas, voltando ao prato, ficamos surpresos com a combinação dos ingredientes. Logo eu disse deu certo! Ficou ótimo. Anotei o passo a passo que fiz e estou compartilhando com vocês, meus queridos leitores.

Linguiça calabresa é um embutido defumado bem versátil; é muito usada em pizza, feijoada, caldos, aperitivos, recheio de pães e salgados e, neste caso, ingrediente principal desta massa. Criada no Brasil, especificamente no bairro paulistano do Bexiga, por imigrantes italianos, inspirada na linguiça encontrada na Calábria, onde há tradição de embutidos apimentados, a linguiça calabresa é composta de carne e gordura suínas, sal, alho, pimenta-calabresa e outras pimentas, açúcar, conservantes, tripas naturais ou artificiais, fumaça líquida ou defumação natural.

Tomate é um fruto. Nunca pensei que pudessem existir cerca de 10 mil variedades de tomate em todo o mundo, com cores, formas, texturas diferentes e características específicas. A média de consumo por pessoa no Brasil, segundo o IBGE, é de­ 4,2 kg por ano. Citando apenas alguns: o Tomate-Carmem ou Tomate-Salada (variedade mais consumida no Brasil, 76%), o italiano ou Roma — mesmo com esse nome, é originário das Américas (mais alongado, adocicado, popular para molho, tem pouca semente, ideal para o drink Bloody Mary) —, o Caqui (grande, muito gostoso em saladas e vinagretes), o Cereja (pequeno, parece mesmo uma cereja, foi o que eu usei). Fiquem tranquilos, que eu não vou descrever os 10 mil.

Ingredientes para o molho
Imagem da matéria
Massa com Calabresa

2 gomos de linguiça calabresa fatiados

250g de bacon

1 potinho de tomate-cereja

1 lata de molho de tomate pronto

1 potinho de muçarela de búfala

1 colher rasa (sobremesa) de alcaparra

2 cebolas

10 dentes de alho

sal a gosto

pimenta-do-reino a gosto

1 colher rasa (sobremesa) de orégano

azeite

queijo ralado (opcional)

Como preparar o molho

Corte um bom pedaço de bacon, em pequenos cubos. Em uma frigideira, frite o bacon em sua própria gordura, ou seja, sem óleo. Quando estiver crocante, coloque-o sobre um papel toalha, para absorver a gordura.

Reserve. Nesta mesma frigideira, sem lavar, em que está a gordura que derreteu do bacon, frite a linguiça calabresa.

Acrescente a cebola, cortada em quatro (horizontal e vertical), como se fosse para servir de aperitivo. Reserve.

Em uma frigideira maior, coloque azeite, para refogar a cebola bem picadinha.

Espere desaparecer a cor branca. Coloque os tomates-cereja cortados ao meio. Refogue. Tempere com sal, orégano e manjericão fresco. À parte, frite o alho picadinho, no azeite. Por fim, acrescente a alcaparra e a muçarela de búfala. Mexa todos ingredientes. Se gostar, coloque queijo ralado por cima.

Misture tudo.

HARMONIZAÇÃO

Para harmonizar esta prato, convidei Katia França, enóloga, especialista em vinhos brasileiros. Katia explica que esta pasta com toque defumado da calabresa, contrasta com o frescor e a delicadeza do tomatinho-cereja e da muçarela de búfala. Uma boa opção, para harmonizar com estes ingredientes, é um vinho rosé de boa presença em boca, cuja acidez confere equilíbrio e conexão entre os sabores do prato. Ela sugere o vinho Sinônimos, da Arteviva, vinícola da Serra Gaúcha, reconhecida por sua produção artesanal de vinhos e espumantes premium. A garrafa vem numerada, 1290. Este vinho na Entrenós (loja de vinhos brasileiros, na Redentora), custa R$ 74,99. Excelente custo benefício!

“Uma vida boa se constrói com bons relacionamentos. Relacionamentos são sinônimos de conexão, e o vinho conecta! Conecta com amigos, com o amor, com o prazer, com a arte, com o ser”. Essa lindas palavras estão escritas no rótulo do vinho escolhido, de Bento Gonçalves, capital brasileira da uva e do vinho.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.

Revista digital