Tamanho da fonte

SANDUÍCHE

GASTRONOMIA | HISTÓRIAS TEMPERADASSANDUÍCHE
Imagem da matéria
SANDUÍCHE

Quem dispensa um saboroso sanduíche na hora em que barriga está roncando? Matar a fome com um delicioso sanduba é puro prazer. Comer carboidrato no final da tarde, então, um luxo! O principal ingrediente da receita de hoje é a linguiça de frango tipo cuiabana (aquela em que vai leite e queijo). Muita gente já comeu esta iguaria feita com carne de boi ou até de porco, mas a de frango é diferente: é levíssima! Você precisa experimentar.

Quanto à criação da linguiça cuiabana, a resposta variará de acordo com o lugar em que você perguntar. Aqui no Noroeste Paulista, na região de São José do Rio Preto e de Paulo de Faria, com certeza o crédito irá para o fazendeiro Zenha Ribeiro, que provou a linguiça em churrasco na casa de um amigo em Uberaba, no Triângulo Mineiro, preparada pela esposa do amigo, porém feita com carne bovina e suco de laranja. A partir daí, ele teve a brilhante ideia de fazê-la com leite.

Mas se você perguntar a um mato-grossense, ele, com certeza, vai dizer que a linguiça cuiabana foi criada por uma mineira que trabalhava nas imediações da capital mato-grossense, Cuiabá. Outros vão dizer que foi criada por tropeiros na rota São Paulo – Mato Grosso. Independente de quem foi o autor, a linguiça cuiabana é fantástica.

Existem vários tipos de linguiça no mercado: umas são embutidas em tripa natural (feita do intestino de animais), e outras, em tripa artificial, feita de colágeno, ou seja, sintética. Os primeiros registros da linguiça vêm da Grécia e da Roma Antigas. Mundialmente conhecidas, são as linguiças da Alemanha, a Bratwurst; da Espanha, o Chorizo; da Itália, a Salsiccia; de Portugal, a Alheira.

Por aqui, são bem conhecidas a linguiça Toscana (de carne de porco), a Calabresa (de porco, usada em pizza, feijoada e petisco de bar), a Mista (de porco e boi), a Campeira (apimentada), a de Pernil (de porco e de boi, mais sofisticada), a de Frango (lanches naturais), a Portuguesa e o Paio (populares na nossa feijoada), a de Blumenau (tesouro gastronômico do Sul), a Weisswurst (branca, clássico da Baviera), a Cuiabana (de carne bovina, suína ou de frango).

Quanto ao sanduíche, tudo indica que, em 1762, o aristocrata britânico, patrono das Artes e político John Montagu (4º Conde de Sandwich) estava jogando cartas em uma mesa, não queria levantar-se por nada, pediu uma porção de rosbife entre duas fatias de pão... e bingo! Assim aconteceu o invento do sanduíche.

Não dá para escrever sobre sanduíche e não citar o McDonald’s. Em 1940, os irmãos Richard e Maurice McDonald abriram o primeiro restaurante na Califórnia, EUA. Criaram o sistema de produção rápida de hambúrgueres, chamado “Speedee Service System”, que perdura até hoje. Em 1954, Ray Kroc conheceu os irmãos, viu o potencial do negócio e, já em abril de 1955, criou o primeiro sistema de franquia, que deu tão certo, que, em 1961, comprou a empresa dos irmãos McDonald. De lá para cá, vocês sabem, em 100 países diferentes, servem, em média, 69 milhões de clientes diariamente.

Ingredientes para o sanduíche de linguiça de frango

pão francês ou bengala

linguiça de frango, tipo cuiabana (FrigoEspanha)

alface

tomate

cebola roxa

pepino em conserva

queijo cheddar

maionese

Ketchup

Como preparar a linguiça de frango tipo cuiabana

Você pode assá-la na churrasqueira, que fica ótima! Só não a espete, para não estourá-la, já que ela é mais cremosa do que a linguiça tradicional. Ao manuseá-la, use delicadamente um pegador de macarrão ou uma espátula. Caso você não tenha churrasqueira, use o forno convencional ou a AirFryer, onde eu deixei a linguiça assar por 40 minutos, a 180ºC. Observe se ela está cozida por dentro e dourada por fora.

Como preparar o sanduíche

abra o pão ao meio e passe maionese nas duas partes do pão. Na parte de baixo, acomode os ingredientes:

3 lâminas de queijo cheddar,

2 folhas de alface picadas com a mão,

3 rodelas de tomate,

2 fatias de cebola roxa,

lâminas de pepino em conserva,

e, por cima, os pedaços da linguiça, que você pode usar só cortada ao meio (em pé) ou, então, fatiada.

Vai do seu gosto. Por cima, coloque maionese, katchup e mostarda, se quiser, do jeitinho que você ama. Prontinho! Agora, é só dar uma boa mordida. E se deliciar.

Harmonização

Caso você faça questão de harmonizar com vinho este sanduíche feito com linguiça cuiabana de frango, lembre-se dos ingredientes, como leite e queijo de Minas Frescal. Valorize esses elementos! Se você só toma vinho tinto, sugiro um Pinot Noir jovem. Mas, eu mesma, desta vez, vou na contramão, vou optar por comer este sanduíche para lá de especial e beber uma coca zero estupidamente gelada, servida em um copo alto e de cristal. Quero ser feliz! E você?

A produção desta foto e do vídeo da receita é feita com materiais da Slaviti Locações.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.

Revista digital