Tamanho da fonte

INTERCÂMBIO

TurismoINTERCÂMBIO
A experiência internacional é uma oportunidade enriquecedora de crescer tanto pessoal quanto profissionalmente

Sobre o autor

Fazer um intercâmbio no exterior é possivelmente uma das experiências mais gratificantes e enriquecedoras que alguém pode ter durante os estudos – tanto pessoal quanto profissionalmente. Este tipo de programa não apenas ajuda a expandir conhecimentos e habilidades, expondo a novas pessoas, culturas e desafios, como também pode ser uma oportunidade vantajosa de desenvolver uma perspectiva global, fortalecer redes de contato internacionais e aprimorar competências linguísticas. A experiência de viver em um ambiente culturalmente diverso também pode aumentar a adaptabilidade e a resiliência, qualidades altamente valorizadas no mercado de trabalho atual.

Uma nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vigor desde o início deste mês, traz uma excelente notícia para os estudantes interessados em intercâmbios internacionais. A partir de agora, o intercâmbio realizado no exterior será considerado equivalente a um estágio para cursos de nível superior. Essa medida aplica-se a estudantes estrangeiros e brasileiros que estejam regularmente matriculados em cursos superiores, seja no Brasil ou no exterior, desde que o prazo do visto temporário seja respeitado. Anteriormente, essa regra valia apenas para atividades de extensão, monitorias e iniciação cientifica.

De acordo com a coordenadora comercial da Egali Intercâmbio – Rio Preto, Bianca Graziela Pietro, há opções de intercâmbio a partir de duas semanas para estudo de idiomas como inglês, espanhol, italiano, alemão e francês, ideal para quem tem menos disponibilidade de tempo. Além disso, é possível planejar um intercâmbio mais longo, em que o aluno, além de estudar o idioma, obtém permissão legal para trabalhar. Essa modalidade varia geralmente de 4 meses a 2 anos, dependendo do destino. “Todo mundo pode realizar um intercâmbio; existem opções para todas as idades. A consultoria com uma agência é primordial para você receber um direcionamento de acordo com suas preferências e objetivos”, afirma.

A gerente do Student Travel Bureau (STB) de Rio Preto, Letícia Ferraresi, explica que existem várias opções de intercâmbio, incluindo programas de curta ou longa duração para aprender idiomas, com a possibilidade de focar em hobbies ou interesses profissionais. Também há programas de High School, onde os estudantes podem estudar parte do ensino médio no exterior, além de consultoria especializada e suporte para estágios ou programas de trainee e oportunidades de trabalho temporário nos EUA, como na Disney, Au Pair, Work and Travel e monitor de acampamento. “O intercâmbio é para todas as idades: desde programas para adolescentes que buscam por preparação universitária no exterior, profissionais interessados por cursos de qualificação, até pessoas com mais de 50 anos”, destaca a gerente do STB São José do Rio Preto, Letícia Ferraresi.

Cada dia uma nova experiência

A rio-pretense Anna Maria Lima Purgly, de 18 anos, passou quase 11 meses nos Estados Unidos, onde cursou o ensino médio (high school) em Beaverton, no estado de Oregon. Ela embarcou em setembro de 2023 e acabou de finalizar o intercâmbio em junho deste ano. Além de se tornar mais fluente na língua e fazer várias amizades, ela afirma que aprendeu a se adaptar a uma cultura diferente, desenvolvendo mais confiança e independência, e vivenciou valiosas experiências no mundo real, que lhe proporcionaram autonomia e resiliência.
“No começo, parecia que eu estava de férias, explorando novos lugares e conhecendo muitas pessoas. Quando as aulas começaram, ficou ainda melhor, pois consegui criar laços verdadeiros com vários amigos. Aproveitei todas as oportunidades ao máximo, e, no final, foi um ano incrível e inesquecível. Sinto que cresci e mudei muito como pessoa, para melhor. Não trocaria essa experiência por nada. Fazer intercâmbio é algo que você nunca vai esquecer; é uma oportunidade de se reinventar e criar laços para a vida toda”, afirma Anna.

DIFERENCIAL NO CURRÍCULO

A primeira vez que alguém ouve a palavra “intercâmbio”, pode pensar que se trata de algo como trocar de família com alguém do exterior e receber uma pessoa estrangeira em casa. No entanto, conforme explica a coordenadora comercial da Egali Intercâmbio – Rio Preto, Bianca Graziela Pietro, esse é um conceito mais antigo. Hoje em dia, é possível fazer intercâmbio onde quiser sem precisar trocar de casa com ninguém. “A única troca é a de culturas, conhecendo pessoas do mundo todo e voltando para casa com uma mala cheia de lembranças e experiências. Além disso, ter um curso no exterior se tornou atualmente um grande diferencial no currículo. As grandes empresas valorizam quem sai da zona de conforto e está aberto a novos aprendizados”, destaca.

Para a orientadora de intercâmbio da Experimento Intercâmbio de Rio Preto, Raquel de Oliveira Moraes, as habilidades desenvolvidas durante o intercâmbio levam o jovem a adquirir um grande diferencial para sua entrada no mercado de trabalho. “Quem sai de seu país para viver uma experiência no exterior é um indivíduo que aprendeu a lidar com as diferenças culturais, enfrenta situações novas de maneira criativa e tem a capacidade de vencer obstáculos de forma lógica e eficaz”. 

Tipos de intercâmbio

Programas de Férias (a partir de 12 anos):

Passeios, viagens, aprendizado de línguas ou interesses específicos, como esportes, liderança, robótica, empreendedorismo, culinária, cinema, artes, entre outros.

Programas de High School (para estudantes do Ensino Médio de 15 a 18 anos):

São oferecidos em escolas públicas ou particulares, com diversas opções de acomodação na própria escola ou casas de família selecionadas, em mais de 13 países.

Cursos de Idiomas (a partir de 16 anos):

  • Grande diversidade de destinos - 9 idiomas em mais de 20 países.

  • Inúmeros tipos de cursos.

Programas de Formação Profissional:

  • Focados no desenvolvimento de conhecimento e habilidades para inserção imediata no mercado de trabalho.

  • Duração de uma semana a três anos.

  • Áreas: negócios, comunicação, gastronomia e hospitalidade, direito, educação, engenharia e tecnologia, artes e design.

Programas Universitários:

Study Abroad – Intercâmbio Universitário:

  • Ideal para quem deseja uma experiência universitária no exterior por um ou dois semestres.

  • Destinos: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Suíça, Nova Zelândia, Alemanha e Irlanda.

Colocação Direta:

  • Oferece assessoria individualizada para o estudante.

Pathways ou Foundation:

  • Recomendado para quem necessita de uma etapa preparatória e de adaptação para cursar a universidade no exterior.

Programa de Au Pair

  • É uma das opções para quem deseja trabalhar no exterior, aprovado pelo governo americano.

  • Oferece a oportunidade para jovens estrangeiras de viver por um ano nos Estados Unidos morando com uma família para estudar, cuidar de crianças e receber salário em dólar.

Fonte: Raquel de Oliveira Moraes/Linha de produtos oferecidos pela Experimento Intercâmbio de Rio Preto.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.
Revista digital