Síndrome da fadiga crônica: o papel do médico nutrólogo no reequilíbrio metabólico e hormonal
(Conteúdo Patrocinado por Dr. Julio Palazzo de Mello)
A Síndrome da Fadiga Crônica (SFC), também conhecida como encefalomielite miálgica, é uma condição complexa, debilitante e frequentemente mal compreendida, caracterizada por uma fadiga persistente e incapacitante que não melhora com o repouso e piora com o esforço físico ou mental, com sintomas que variam de transtornos emocionais como depressão, ansiedade, insônia e irritabilidade até quadros de sensação de febre e fortes dores no corpo de origem inexplicada. Diversos estudos têm demonstrado que alterações hormonais, inflamatórias, mitocondriais e imunológicas estão intimamente ligadas a esta condição, tornando o MÉDICO NUTRÓLOGO uma figura central no diagnóstico metabólico e na condução terapêutica dessa síndrome. O médico nutrólogo é capacitado para identificar disfunções bioquímicas e hormonais que não são detectadas em avaliações clínicas convencionais, através de exames bioquímicos específicos, e entre os principais hormônios e peptídeos envolvidos na SFC, destacam-se:
Cortisol: níveis persistentemente baixos podem comprometer a resposta ao estresse e a função imunológica.
Grelina: atua como regulador do apetite, sono e função mitocondrial. Seu desequilíbrio está ligado à fadiga e à desregulação energética, assim como no mecanismo da obesidade.
Hormônio do crescimento (GH): sua deficiência funcional está associada à má recuperação física e à sensação constante de exaustão. O médico nutrólogo tem à disposição um arsenal terapêutico baseado na modulação metabólica e na reposição estratégica de nutrientes e aminoácidos.
Nesse cenário, os Aminoácidos Injetáveis ganham destaque por sua ação direta e eficiente no restabelecimento da função celular e no suporte mitocondrial, se destacando entre muitos a L-Arginina, que promove vasodilatação, melhorando a oxigenação muscular, e assim a fadiga; temos a L-Carnitina, que é essencial para o transporte de ácidos graxos para dentro da mitocôndria, promovendo maior produção de energia; a L-Tirosina, precursora de dopamina e noradrenalina, favorece a melhora cognitiva e do humor, assim como a motivação, aliviando os sintomas da fadiga e da depressão.
A intervenção do MÉDICO NUTRÓLOGO é diferenciada não apenas por sua abordagem personalizada e baseada em evidências, mas também por sua visão integrativa, avaliando o paciente como um todo. Ao investigar disfunções nutricionais, hormonais e peptídicas de forma integrada, o médico nutrólogo consegue propor estratégias de tratamento que não apenas aliviam os sintomas, mas promovem a real recuperação da vitalidade e da qualidade de vida. Em um momento em que tantos pacientes sofrem silenciosamente com fadiga inexplicável, queda de desempenho físico e mental, distúrbios do sono e dores difusas, a atuação do médico nutrólogo se torna essencial para transformar vidas, oferecendo soluções seguras, eficazes e fundamentadas cientificamente.
Fica a dica!
Serviço
Dr. Júlio Palazzo de Mello
Médico Nutrólogo - CRM PR 16.401 / CRM SP 83.054