Rotary celebra 120 anos de fundação
Com mais de 1,2 milhão de associados, o Rotary é uma organização internacional que, neste domingo (23), celebra 120 anos de história. Fundado em 1905 pelo advogado Paul Harris, em Chicago (EUA), surgiu com a missão de servir ao próximo, promovendo o companheirismo entre profissionais de diferentes áreas. Ao longo dos anos, expandiu sua atuação para ações humanitárias, desenvolvendo trabalhos sociais e atendendo às necessidades de diversas comunidades em mais de 200 países.
A trajetória do Rotary no Brasil teve início em 1923, com a criação do Rotary Club do Rio de Janeiro, o primeiro clube de língua portuguesa no mundo. Em 1925, foi implantado em São Paulo e, em 29 de novembro de 1935, chegou a “Rio Preto”, nome da cidade na época, onde foi instalado o primeiro clube do então Distrito 4480.
Segundo Gilberto Scandiuzzi, governador entre 1988 e 1989, aproximadamente 25 anos após a fundação do “Rotary Club de Rio Preto”, ocorreu a instalação de mais um clube. No entanto, devido questões de jurisdição, que na época eram mais rígidas, essa iniciativa não se concretizou. “Somente em julho de 1969, foi oficializada a fundação do Rotary Club São José do Rio Preto-Norte”, afirma.
Em 1979, surgiu o terceiro clube, o Rotary Club São José do Rio Preto–Boa Vista, graças ao trabalho do líder rotário José Gerosa, que inclusive foi homenageado com uma praça no Jardim Vivendas que leva seu nome.
Já em 1986, foi criado o quarto clube, o Rotary Club São José do Rio Preto-Cinqüentenário, um projeto idealizado pelo governador Vicente de Paulo Barbosa, que, infelizmente, faleceu antes de ver sua concretização. O nome do clube celebra os 50 anos da chegada do Rotary à cidade.
Nos anos seguintes, novos clubes foram fundados ampliando ainda mais a presença do Rotary na cidade, como Palácio das Águas, Sul, Alvorada, Centenário, Novas Gerações, ECO e Integração. Atualmente, atuam no município 11 Rotary Clubs, além de Rotaracts e Interacts, que congregam integrantes das novas gerações, inclusive o Rotary Kids.
“Paul Harris, com certeza, hoje celebraria o Rotary com alegria e muito orgulho. Entusiasmado, comovido e maravilhado, não apenas testemunharia esta memorável marca de 120 anos da organização que fundou, mas, acima de tudo, se emocionaria com as realizações do Rotary em cada lugar, em cada comunidade, em cada canto do mundo”, destaca Scandiuzzi.
"Sinto-me imensamente honrada em assumir a presidência, no ano rotário 2024-25, do Rotary Club de São José do Rio Preto, o primeiro clube da cidade, que, em 2025, celebrará 90 anos", afirma Cristiane Pinheiro. A presidente ressalta que o Rotary não possui caráter político ou religioso; é uma sociedade aberta, composta por homens e mulheres que acreditam no valor da ajuda ao próximo. “Sua principal prioridade é garantir que a organização represente as comunidades a que serve, com a capacidade de expandir seu alcance à medida que mais pessoas se unem à causa. Por isso, defendemos a diversidade, equidade e inclusão", conclui.
Em 1958, o Rotary Internacional criou o Programa de Intercâmbio de Jovens, com duração de um ano. A iniciativa chegou ao Brasil em 1967, por meio do rotariano Rui Pimenta, em Belo Horizonte, como parte da expansão do projeto para diversos países. Oficializado em 1972 como um programa mundial, em 1975, foi implantado em todos os Distritos e Clubes no Brasil, incluindo o Distrito 4480 e o Rotary Club de São José do Rio Preto.
“O Programa de Intercâmbio de Jovens é um mediador entre os jovens estudantes e suas oportunidades de conhecer novas culturas e divulgar a de seus países; de interagir com culturas diversas; aprender novas línguas; vivenciar outras realidades, tornando-se cidadãos mais independentes, empreendedores de seus sonhos, dispostos a conhecer outros países e a representar o nosso. São verdadeiros embaixadores da paz. O Rotary Internacional, que é uma sociedade apolítica, sem caráter religioso ou político”, afirma Helenice Bianchi Bolini, presidente da Comissão Permanente de Serviços à Juventude e Oficial de Intercâmbio.
Segundo Helenice, além dos programas de intercâmbio, o Rotary Internacional também oferece bolsas de estudo para pós-graduação em áreas relacionadas à paz, com foco em temas como combate a doenças, higiene e saneamento, saúde materno-infantil, apoio à educação, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. Essas bolsas são oferecidas em universidades parceiras do Rotary em diversos países, incluindo Tailândia, EUA, Inglaterra, Japão, Austrália, Uganda e Suécia.
A jovem Gabriela Murari, de 19 anos, é diretora de Inbounds do Rotex, um grupo de ex-intercambistas que se organiza para apoiar os jovens que estão vivendo a experiência do intercâmbio.
“Realizei meu intercâmbio em Charleston, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, entre 2023 e 2024, um sonho que carrego desde a infância. Escolhi o Rotary justamente por essa conexão internacional, e essa experiência transformou minha visão de mundo. Minhas expectativas eram altíssimas; eu queria viver o típico filme americano e, para minha surpresa, vivi. Joguei basquete, acompanhei futebol americano, vi líderes de torcida e fui acolhida por duas famílias incríveis.
Fiz amizades que levarei para sempre. Aprendi a importância da persistência. A cultura americana valoriza o crescimento pessoal e profissional, e essa mentalidade me ensinou a nunca desistir dos meus sonhos”.
Intercambiário do Rotary Club de São José do Rio Preto nos Estados Unidos em 1988, Fábio Freitas relata que a experiência foi fundamental para sua formação pessoal. “Além de aprender inglês, a capacidade de me adaptar a diferentes ambientes sociais, culturais e geográficos foi algo que me transformou em um verdadeiro cidadão do mundo. Além disso, a família que me recebeu durante o intercâmbio continua sendo uma das minhas amizades mais próximas até hoje. Já vieram me visitar aqui no Brasil diversas Vezes, e eu também os visitei.”
Uma das candidatas ao intercâmbio é Sofia Mariano Gonçalves, de 15 anos, estudante do segundo ano do ensino médio. “Conheci o Rotary e o programa de intercâmbio por meio de um serviço humanitário que fiz com meus pais. A partir desse projeto, fui considerada candidata e comecei a fazer vários treinamentos para o intercâmbio. Minhas expectativas são muitas. Espero que seja um ano de muito aprendizado, quero desenvolver várias novas habilidades tanto no meio acadêmico quanto socialmente, com minhas famílias e meus amigos. Espero conhecer novas culturas, muitas pessoas novas. Acredito que vai ser incrível.”
Doações: Para contribuir com a Fundação Rotária, acesse my.rotary. org/pt/donate e preencha as informações solicitadas. As doações podem ser feitas via cartão de crédito. Outra opção é visitar um Rotary Club na sua cidade para obter orientações pessoalmente.
Para encontrar a unidade mais próxima, acesse:
Rotary Club de São José do Rio Preto
Rua Dr. Raul Silva, 2160
Reuniões: Segundas-feiras, às 20h
(17) 3213-3681