Com mais de 1,2 milhão de associados, o Rotary é uma organização internacional que, neste domingo (23), celebra 120 anos de história. Fundado em 1905 pelo advogado Paul Harris, em Chicago (EUA), surgiu com a missão de servir ao próximo, promovendo o companheirismo entre profissionais de diferentes áreas. Ao longo dos anos, expandiu sua atuação para ações humanitárias, desenvolvendo trabalhos sociais e atendendo às necessidades de diversas comunidades em mais de 200 países.
A trajetória do Rotary no Brasil teve início em 1923, com a criação do Rotary Club do Rio de Janeiro, o primeiro clube de língua portuguesa no mundo. Em 1925, foi implantado em São Paulo e, em 29 de novembro de 1935, chegou a “Rio Preto”, nome da cidade na época, onde foi instalado o primeiro clube do então Distrito 4480.
Segundo Gilberto Scandiuzzi, governador entre 1988 e 1989, aproximadamente 25 anos após a fundação do “Rotary Club de Rio Preto”, ocorreu a instalação de mais um clube. No entanto, devido questões de jurisdição, que na época eram mais rígidas, essa iniciativa não se concretizou. “Somente em julho de 1969, foi oficializada a fundação do Rotary Club São José do Rio Preto-Norte”, afirma.
Em 1979, surgiu o terceiro clube, o Rotary Club São José do Rio Preto–Boa Vista, graças ao trabalho do líder rotário José Gerosa, que inclusive foi homenageado com uma praça no Jardim Vivendas que leva seu nome.
Já em 1986, foi criado o quarto clube, o Rotary Club São José do Rio Preto-Cinqüentenário, um projeto idealizado pelo governador Vicente de Paulo Barbosa, que, infelizmente, faleceu antes de ver sua concretização. O nome do clube celebra os 50 anos da chegada do Rotary à cidade.
Nos anos seguintes, novos clubes foram fundados ampliando ainda mais a presença do Rotary na cidade, como Palácio das Águas, Sul, Alvorada, Centenário, Novas Gerações, ECO e Integração. Atualmente, atuam no município 11 Rotary Clubs, além de Rotaracts e Interacts, que congregam integrantes das novas gerações, inclusive o Rotary Kids.
“Paul Harris, com certeza, hoje celebraria o Rotary com alegria e muito orgulho. Entusiasmado, comovido e maravilhado, não apenas testemunharia esta memorável marca de 120 anos da organização que fundou, mas, acima de tudo, se emocionaria com as realizações do Rotary em cada lugar, em cada comunidade, em cada canto do mundo”, destaca Scandiuzzi.
"Sinto-me imensamente honrada em assumir a presidência, no ano rotário 2024-25, do Rotary Club de São José do Rio Preto, o primeiro clube da cidade, que, em 2025, celebrará 90 anos", afirma Cristiane Pinheiro. A presidente ressalta que o Rotary não possui caráter político ou religioso; é uma sociedade aberta, composta por homens e mulheres que acreditam no valor da ajuda ao próximo. “Sua principal prioridade é garantir que a organização represente as comunidades a que serve, com a capacidade de expandir seu alcance à medida que mais pessoas se unem à causa. Por isso, defendemos a diversidade, equidade e inclusão", conclui.

