MAÇÃ COM CHOCOLATE

Eu me lembro como se fosse hoje. Em 1988, andando pelas ruas de Nova Iorque, eu vi em um outdoor: “An apple a day keeps the doctor away” (em tradução livre, “uma maçã ao dia mantém o médico longe”). Esse provérbio, que vem do País de Gales, foi reescrito em 1913, pois o original, de 1866, traduzido, dizia: “Coma uma maçã antes de ir para a cama e evite que o médico ganhe o pão”. Imaginei o quanto a maçã faz bem à saúde.
A maçã é tão antiga quanto a humanidade. Tem a imagem relacionada ao proibido, ao pecado, ao tentador. Basta lembrar da transgressão de Adão e Eva, no Éden, na Bíblia. Por influência de uma serpente (satanás), comeram o fruto proibido, da árvore do conhecimento do bem e do mal. Agora, se ela foi um pecado crua, imaginem recheada de castanhas e com calda de chocolate: dez vezes mais pecadora.
Quem não se lembra do conto clássico criado pelos irmãos Grimm, que teve o filme produzido pelos Estúdios Disney em 1937, “Branca de Neve e os sete anões”, em que a bruxa malvada deu à madrasta megera a ideia de dar uma maçã envenenada para a sua rival de beleza, que só o beijo de um verdadeiro príncipe poderia salvar?
Essa maçã maravilhosa, desta receita, eu comi em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, no restaurante Kibe Mahala, que fica no topo de uma colina e tem uma vista de tirar o fôlego. O cardápio ratifica a herança da Era Otomana (séc. 15 ao 19), quando os turcos dominaram os Bálcãs. Nesta mesma cidade, em 28 de junho de 1914, houve o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, atentado que foi o estopim da 1ª Guerra Mundial. Pura coincidência a receita ser de lá! Maçã é do bem.
Ingredientes para o xarope de maçã
4 maçãs
água
1 xícara (chá) de açúcar
2 limões
Obs: você vai precisar de um mix de castanhas quebradas, para rechear a maçã e colocar em volta do creme de baunilha.
Como fazer o xarope
Primeiro, tire toda casca da maçã e remova o miolo. Preserve o cabinho. Em uma panela, coloque as maçãs e cubra-as com água. Acrescente o açúcar e o caldo de 2 limões. Deixe ferver bastante, em fogo baixo, até a água engrossar e a maçã ter uma consistência macia. Observe a todo momento, para não desmanchar a maçã.
Ingredientes para o creme de baunilha
3 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sobremesa) de amido de milho
1 colher (chá) de baunilha
200g de creme de leite fresco
1 gema
Como fazer o creme de baunilha
Em uma vasilha, dissolva o amido de milho no leite. Para facilitar, use um batedor de arame. Em uma panelinha, em fogo baixo, coloque este mesmo leite e acrescente os outros ingredientes: açúcar, gema do ovo e baunilha. Mexa bem, até engrossar e ficar com aparência de mingau.
Ingredientes para a calda de chocolate
250g (3 barras) de chocolate meio amargo picados
50g de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
200g de creme de leite
Como fazer a calda de chocolate
Em uma panela, em fogo baixo, coloque a manteiga. Espere derreter e ponha o chocolate e, na sequência, o açúcar. Mexa lentamente, até a calda ficar lisa. Acrescente o creme de leite. Mexa novamente e prove. Você vai ver que delícia!
Como empratar
Antes de empratar, retire as maçãs da água. Recheie as maçãs com castanhas picadas. Veja se a parte de baixo da maçã está nivelada; se não, acerte com uma faca. Em uma travessa, coloque o creme (faça uma caminha para cada maçã), separadamente. Ajeite a maçã sobre o creme. Coloque as castanhas picadas em volta do creme. Bem na hora de servir, coloque a calda. Ver a calda de chocolate caindo sobre a maçã, para quem vai comer a sobremesa, faz toda diferença.
Harmonização
Vou recomendar um vinho chileno, do Vale do Colchagua, o Late Harvest, do produtor Luis Felipe Edwards. Este vinho é composto com 75% da uva Viognier e 25% de Cabernet Sauvignon. Conforme o nome diz, ele é feito com uvas colhidas à mão, no final da época de colheita dos vinhedos. Este vinho tem uma doçura natural, com notas aromáticas de mel, pêssego e damasco; típico desta uva, que é nativa do Vale do Rhône, na França. Late Harvest harmoniza perfeitamente com pratos acridoces e com sobremesas.
Toda louça usada na foto é da Slaviti Locações. Esta Coluna de Gastronomia é publicada na Revista Bem-Estar e veiculada no último domingo de cada mês.