FRANGO COM PENNE
É provável que esta seja a última receita que eu darei dos Balcãs. Nesta região do Sudeste Europeu, é usado o alfabeto cirílico. Para se ter uma ideia da “facilidade” que é entender esse alfabeto, o russo usa uma variante moderna dele. O alfabeto cirílico foi criado entre o final do século IX e meados do século X, pelos monges e também irmãos Cirilo e Método, conhecidos como “Apóstolos dos Eslavos”, por difundirem a fé cristã entre os povos eslavos. Tudo isso, para dizer que a sinalização nestes países também aparece em inglês, o que tranquiliza quem vai viajar.
Comi este prato, “Chicken Drumstick”, que, na língua inglesa, são coxas de frango, em Belgrado, capital da Sérvia. Vi variações do frango: com e sem molho vermelho ou escuro, com coxa ou sobrecoxa, mas sempre sem osso e sem pele e com a presença marcante de páprica, tempero feito a partir de uma variedade de pimentão e ingrediente que faz parte da identidade cultural da culinária dos Balcãs. Cada família tem seu próprio método de secagem e de moagem dos pimentões. A páprica nos Balcãs é uma tradição antiga. Inclusive na Hungria, a cidade de Szeged é famosa pela produção de páprica. A cor lembra o nosso colorau, nativo da América Latina, ingrediente da culinária brasileira, que, no passado, foi usado pelos índios para fazerem pinturas corporais.
O Ajvar (pronuncia-se AYE-var) lembra a textura de um patê vermelho bem compacto, é feito à base de pimentão e berinjela. A maneira mais consumida é como aperitivo, no pão. A primeira receita de Ajvar de que se tem notícia é de um livro de receitas sérvias do século XIX, da autora Katarina Popovic; porém, vários outros países reivindicam a sua paternidade.
O Penne, que, na língua italiana, significa canetas, também aparece neste cenário. É uma massa em forma de bico de pena, da antiga caneta-tinteiro, tem a forma chanfrada nas pontas, em ângulo diagonal. Só não dá para escrever um poema, mas um epicurista (termo criado pelo filósofo grego Epicuro) pode fazer muito mais que um poema, pode ter altas ideias. Ele defendia que o objetivo da vida é alcançar a felicidade por meio do prazer. Por outro lado, os epicuristas também valorizam os prazeres simples, como a boa comida, a companhia dos amigos e o conhecimento.
Ingredientes para temperar o frango
6 sobrecoxas sem osso e sem pele
1 colher (sobremesa) de cúrcuma
1 colher (sobremesa) de páprica doce
suco de 2 limões
1 colher (sobremesa) de alho socado com gengibre
pimenta em pó
pimenta vermelha
sal
Obs: o ideal é temperar o frango de véspera, para absorver mais os temperos.
Como fazer o frango
Em uma frigideira, coloque bem pouco óleo e frite o frango dos dois lados. Reserve.
Ingredientes para o molho
azeite
gengibre socado com alho
molho de tomate
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 copo americano de água
tirinhas de pimentão vermelho
sal a gosto
Como fazer o molho
No azeite, refogue o gengibre e o alho picado. Coloque o molho de tomate e deixe ferver bastante, para tirar a acidez. Na água, dissolva a farinha de trigo. Tempere com sal a gosto. Finalize com tirinhas de pimentão vermelho. Quando o molho estiver pronto, ponha sobre o frango e deixe cozinhar um pouco mais. Este frango dos Balcãs é servido bem molinho.
Ingredientes para o ajvar
4 pimentões vermelhos
e grandes1 berinjela grande
4 dentes de alho
açúcar
vinagre (alguns preferem o suco de limão)
vinho branco seco (outros não usam vinho)
sal
azeite
salsinha
Como fazer o ajvar
Em uma assadeira, ponha os pimentões (sem a parte branca) e a berinjela, cortada ao meio, com a pele e a casca virada para cima. Deixe no forno alto, até a pele do pimentão ficar totalmente preta. Retire a pele do pimentão e toda a massa da berinjela e despreze a casca. Bata isso em um processador de alimentos juntamente com o alho, vinagre, vinho e sal. Refogue tudo junto em uma frigideira com azeite e deixe apurar, até ver o fundo da panela. Quando ele estiver bem consistente, coloque por cima a salsinha picada.
Como fazer o penne
Depois de cozido, use um bom pedaço de manteiga e um fio de azeite.
Como fazer o pepino com iogurte
Descasque o pepino, tire toda a semente e corte-o em cubos de 1cm. Mergulhe o pepino em iogurte natural e tempere apenas com sal.