Tamanho da fonte

BADEJO

GastronomiaBADEJO

Badejo ou abadejo? Um mísero “azinho” na frente é mais do que o suficiente para dar uma confusão danada. Badejo e abadejo são peixes brancos, do mar, de escamas e sem espinhas, mas cada um é um pescado com características diferentes. Parecido mesmo é só o nome.

O badejo é mais nobre, mais gourmet e mais salgado no preço. Veste a camisa do Brasil. É encontrado no litoral brasileiro, de norte a sul. Hermafrodita, nasce fêmea, depois se torna macho. Pode reproduzir 500 mil ovos. O lombo do badejo, que é o desta receita, dá um bom prato: assado, grelhado ou ensopado – mais precisamente, uma boa moqueca. Vive em costões e corais, gosta de ficar escondido em tocas formadas pelas rochas e adora um navio naufragado. Sua escama tem coloração marrom ou cinza. Pode chegar a pesar até 90kg.

O abadejo é importado, vem das águas mais geladas da Argentina e do Chile, chega embalado e congelado, mas é possível encontrá-lo no sul do Brasil. Abadejo é mais consumido, é normalmente vendido em forma de filés mais finos e é bom para fritar. Sua escama é avermelhada. Pode chegar a pesar até 20kg. Em alguns lugares do Brasil, o congro-rosa é chamado e vendido como abadejo pela sua semelhança.

Existem vários tipos de badejo: o bicudo, o ferro, o da areia, o fogo, o mira, o pintado, o preto, o quadrado, o sabão, o saltão, o sapateiro, e o branco, que é o que eu fiz. Trouxe de Santos, do Mercado de Peixes, um lombo de badejo, especialmente para fazer esta matéria da Revista Bem-Estar. Veio acondicionado em um pequeno isopor, repleto de gelo. A viagem é longa, mas chegou muito bem!

Como temperar o peixe

1 laranja

1 cebola

1 limão siciliano

alho laminado

azeite

pimenta-do-reino

sal qb (quanto baste)

Como temperar o badejo

Em um refratário ou assadeira, faça uma cama de cebola e de laranja, com fatias de aproximadamente 0,5cm. Coloque o lombo do badejo por cima da cama. Esprema o limão; mas, antes de cortá-lo ao meio para espremer, raspe a casca e reserve. Tempere o peixe com sal, pimenta, alho e um fio de azeite. Cubra tudo com plástico e deixe na geladeira, de uma a duas horas.

Ingredientes para o peixe

lombo de badejo

mandioquinha (opcional)

cebola pequena

repolho (opcional) use o legume ou verdura de sua preferência

raspas de limão

Como fazer o lombo de badejo

Em banho-maria, cozinhe, só um pouquinho, a mandioquinha, até deixá-la ao dente, pois ela ainda vai ao forno. Descasque a cebola. Na assadeira, junto com o lombo, coloque a cebola e a mandioquinha. Se necessário, reforce o tempero, pois lombo é alto. Cubra tudo com papel alumínio. Pré-aqueça o forno. Dependendo do forno, deixe de 20 a 40 minutos. Tire o papel alumínio e deixe o peixe no forno, até dourar. Acomode os outros ingredientes ao redor do lombo. Ponha o molho sobre o badejo e, por último, raspe do limão, para dar o toque final.

Ingredientes para o molho

manteiga

azeite

alcaparras

Como fazer o molho: em fogo baixo, derreta em uma frigideira, a manteiga (se em barra, 2cm; se não, duas colheres de sobremesa). Acrescente uma xícara (café) de azeite, mais as alcaparras lavadas e coadas. Desligue o fogo.

Para compor a foto

Escolhi petiscar torradas com pão italiano e uma boa manteiga salpicada de páprica doce e um patê de atum.

Como fazer o patê de atum

Para uma lata de atum, use três colheres (sobremesa) de maionese, uma de creme de leite, sal e pimenta a gosto. Mexa bem e deixe na geladeira até a hora de servir.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.

Revista digital