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SORVETE DO INTERIOR CONQUISTA O BRASIL

EntrevistaSORVETE DO INTERIOR CONQUISTA O BRASIL
A rede Chiquinho Sorvetes conta com mais de 800 lojas espalhadas em todos os estados brasileiros; o empresário Isaías Bernardes de Oliveira e seu pai, Francisco Olímpio de Oliveira, iniciaram seu próprio negócio em 1980, com a criação de uma receita de sorvetes

Isaías Bernardes de Oliveira e seu pai, Francisco Olímpio de Oliveira, iniciaram seu próprio negócio em 1980, com a criação de uma receita de sorvetes, fundando assim a Chiquinho Sorvetes na cidade mineira de Frutal. Após cinco anos da primeira loja inaugurada, Isaías identificou a oportunidade de expandir a sorveteria para outras regiões e abriu a primeira filial em Guaíra, no interior de São Paulo. Mas foi em Rio Preto, onde hoje fica a sede da empresa, que a Chiquinho Sorvetes ganhou relevância e conquistou o gosto do público paulista, especialmente entre os mais jovens.

A rede Chiquinho Sorvetes conta, hoje, com mais de 800 lojas espalhadas em todos os estados brasileiros e emprega mais de 5 mil pessoas. Já a empresa CHQ são cerca de 280 colaboradores.

Para atender a rede de franqueados com logística própria da franqueadora, são 17 milhões de quilos de insumos transportados anualmente.

Isaías é casado com Roseli, com quem teve dois filhos, Pablo e Bruna, ambos trabalham no Grupo CHQ. Ele revela que ainda tem muitos sonhos para realizar. “Em partes, alcancei meus objetivos profissionais, mas ainda tenho muitos objetivos para alcançar. O próximo sonho a se realizar é a concretização do complexo Cidade Chiquinho (área de 250 mil m2, que abrigará todos as empresas, da logística ao administrativo, será instalada no terreno do antigo Clube de Campo do Automóvel Clube)”.

O empresário fala sobre os desafios, o modelo de negócio, a diversificação do grupo e explica qual o perfil ideal para se tornar um franqueado de sucesso da rede Chiquinho Sorvetes.

Confira a entrevista a seguir:

BE – Por que escolheu o ramo de sorvetes para empreender?

Isaías Bernardes – Na época, a cidade de Frutal (MG) era carente de sorvetes de qualidade e nós vimos essa oportunidade aliado ao clima quente da cidade.

BE – O que motivou a escolha de Rio Preto para se tornar a sede, quatro décadas depois?

Isaías Bernardes – A primeira loja da Chiquinho em Rio Preto foi inaugurada nos anos 1990. Em 2010, a CHQ Companhia de Franchising foi estabelecida, marcando a entrada da marca no mercado de franquias. A cidade de São José do Rio Preto foi escolhida como sede da empresa devido ao seu grande potencial. Atualmente, todas as nossas operações são comandadas a partir de Rio Preto, onde estão localizadas as outras empresas do grupo, que atuam nas áreas de arquitetura, marketing, logística, distribuição e tecnologia.

BE – O senhor apostou no desenvolvimento de uma receita própria. Por quê?

Isaías Bernardes – Eu nunca abri mão da qualidade do sorvete. Mesmo com o crescimento da rede, manter uma receita própria para a base do sorvete, sempre foi o grande diferencial da marca perante os consumidores. Procuramos sempre nos modernizar, encontrar novas combinações, mas a nossa receita base é uma tradição que mantemos na marca.

BE – Quem é responsável pelas novas receitas e como são feitas as escolhas de novos produtos?

Isaías Bernardes – O setor de Pesquisa e Desenvolvimento e Marketing em conjunto.

BE – Qual o maior desafio encontrado quando resolveu ampliar a sua rede e estabelecer o sistema de franquias?

Isaías Bernardes – Sair de um modelo artesanal para um modelo industrial em grande escala. E também o fator logístico e de distribuição para todo o Brasil, foi um dos grandes desafios.

BE – A sazonalidade no ramo de sorvetes é um desafio para todo empreendedor que atua nesse segmento. Quais as estratégias adotadas por sua rede?

Isaías Bernardes – Acredito que o empresário precisa se preparar para a queda de vendas devido à sazonalidade com inovação, criatividade e estratégia. É isso que temos feito ano após ano na Chiquinho Sorvetes.

BE – Além da sazonalidade, quais outras dificuldades são enfrentadas no setor de sorvetes e como a empresa se supera?

Isaías Bernardes – Os custos de insumos e matérias-primas sempre são desafiadores devido às mudanças constantes de preços no mercado em geral. Sempre estamos negociando e solucionando os impasses que possam surgir para que o preço do produto final não fique não elevado.

A retenção de funcionário na rede é outro ponto de atenção, mas temos planos de ações para manter a equipe estável e bem treinada, ajudando o franqueado a superar essa dificuldade na ponta.

BE – Ao que o senhor atribui o sucesso da rede Chiquinho Sorvetes?

Isaías Bernardes – Uma das principais coisas é a qualidade dos nossos produtos; mesmo com o crescimento da rede, manter uma receita própria para a base do sorvete sempre foi o grande diferencial da marca perante os consumidores. Outro diferencial que resulta em sucesso é o atendimento ao nosso franqueado. Possuímos uma estrutura completa de marketing, arquitetura, tecnologia, administração e jurídico. Isso faz com que o franqueado receba diretamente o apoio da franqueadora.

BE – Para este ano, quais as expectativas do Chiquinho Sorvetes?

Isaías Bernardes – Estamos elaborando campanhas com parcerias de marcas, desenvolvendo um reforço de branding e novas soluções tecnológicas para nosso cliente. A expectativa é que essas atividades aproximem cada vez mais o cliente da marca.

BE – Quais os principais critérios que o senhor considera para selecionar novas localidades para abrir franquias?

Isaías Bernardes – Estudamos o perfil de público e potencial de investimento da localidade de acordo com os modelos de negócios que temos, os quais são muito diversificados, e por isso se torna possível ter uma loja Chiquinho em praticamente todo o País.

BE – O grupo Chiquinho Sorvetes é também detentor de distribuidora alimentícia, empresa de tecnologia e agência de comunicação. Por que o senhor optou por diversificar?

Isaías Bernardes – Para manter tudo em casa. As empresas que pertencem ao Grupo CHQ possuem know how da marca no DNA. Essa forma de trabalhar aproxima os colaboradores e fazem todos serem apaixonados pelo universo do sorvete.

BE – Para quem tem o desejo de se tornar um franqueado do Chiquinho Sorvetes, o que o senhor diria?

Isaías Bernardes – O perfil de franqueado precisa ser de muito empreendedorismo, resiliência e humildade. É preciso ver que seu negócio será uma replicação de um negócio de sucesso, então, é preciso ter colaboração constante entre franqueado e franqueadora.

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