SALMÃO COM ABACATE

São essas adaptações na culinária que influenciam a gastronomia moderna. Esta entrada de hoje é uma mistura de um consagrado prato mexicano, o guacamole, aquele que lembra um patê de abacate, associado a um prato japonês, o sashimi de salmão, porém com tendências ocidentais, a bem dizer, americanizado, devido ao cream cheese. Acredite, juntos formam uma combinação perfeita. Essa inspiração também pode remeter a um prato francês, o tartar de salmão.
A gastronomia mexicana é baseada em duas culturas, na asteca e na espanhola. Os nativos astecas já eram acostumados com os assados e cozidos com milho, feijão e pimenta. E os colonizadores espanhóis introduziram as ervas, as especiarias (canela, pimenta-do- -reino, cravo-da-índia, tomilho, louro, coentro), o trigo, a cebola e a carne. Vale lembrar que a cozinha do Yucatán, no sul do México, descende dos maias.
O famoso drink mexicano com borda branca de sal na taça e com nome de margarita é feito com “tequila blanco”. Para ser considerada tequila, a bebida deve ser feita majoritariamente (ou exclusivamente) de Agave Tequilana, nome científico da agave-azul, planta nativa do estado mexicano de Jalisco. A piña, ou o coração, como eles dizem, parece um abacaxi de 45kg, que pode chegar a 70kg. Se eu fosse fazer uma sonografia para esse texto, com certeza, contrataria os Mariachis, grupo musical tipicamente mexicano. O termo mariachi vem do francês mariage, porque o conjunto surgiu no século XVIII, em casamentos e bailes.
Quanto ao salmão, é um peixe que nasce em rios, migra para o oceano e retorna ao rio para se reproduzir. Varia de 50cm a 1,5m de tamanho, de acordo com a espécie. É bastante consumido cru (em sushi e sashimi), defumado (amo!), grelhado ou assado. Os ursos também amam salmão.
Agora, é só seguir a receita ao pé da letra e, se preferir, ela também está em vídeo no meu instagram @ sylviacury. Bom provecho!
Ingredientes para o salmão
550g de salmão fresco (não usar o congelado)
1 cebola
2 colheres cheias (sopa) de cream cheese
3 galhinhos de cebolinha
sal
azeite
gergelim (para finalizar)
Como preparar o salmão
Corte o salmão em pequenos cubos. Pique a cebola e a cebolinha. Em um recipiente, misture os ingredientes. Acrescente o cream cheese, sal e um fio de azeite. Coloque na geladeira, até preparar o restante do prato.
Ingredientes para o guacamole
2 abacates maduros
1 cebola roxa
2 tomates maduros sem sementes
meia pimenta-vermelha sem semente
1 limão
sal q.b. (quanto baste)
coentro
azeite
Como fazer o guacamole
Corte o abacate ao meio e retire a semente. Tire a casca do abacate e pique-o em pequenos cubos. O guacamole originalmente é amassado; mas, para empratar esta entrada, é melhor não amassar o abacate, apenas pica-lo em pequenos cubos, pois isso vai favorecer a estética no prato. Corte cebola roxa e tire as sementes dos tomates e da pimenta. Pique-os. Corte o coentro. Ponha todos os ingredientes já cortados em um recipiente. Esprema o limão e tempere a gosto, com sal e azeite. Mexa com cuidado, para não amassar o abacate. Coloque na geladeira.
Como empratar
Caso goste de fazer uma apresentação mais sofisticada e atraente, use um aro redondo para empratar. Com uma colher, ponha primeiro o abacate, nivele e, em cima, coloque o salmão. Salpique com gergelim. Para decorar, use meia fatia de limão. Não esqueça de limpar as bordas do prato.
Ingredientes para o drink margarita
50ml de tequila branca
25ml de cointreau
25ml de suco de limão fresco
6 pedras de gelo
sal marinho para a borda do copo
rodela de limão (para decorar)
Como preparar a margarita
Primeiro, prepare o copo (taça de boca larga). Passe o limão em toda a borda e vire a taça ao contrário, em um pratinho com sal marinho. A borda tem de ficar branca de sal. Em uma coqueteleira, coloque a tequila, o cointreau, o limão e as pedras de gelo. Agite a coqueteleira, de 15 a 20 segundos. Coloque o líquido na taça e decore-a com uma rodela de limão.
Salud!
HARMONIZAÇÃO
O México é o maior exportador do mundo de cerveja, e a mais popular delas é a Corona, que harmoniza muito bem com essa entrada. Porém, para os fãs de drinks temáticos e destilados, a refrescante margarita pode ser uma ótima pedida. Se não gostar desses paladares mexicanos, escolha um bom Sauvignon Branco. Uma das três opções, com certeza, vai fazer você feliz.
www.sylvianogueiracury.com.br e siga @sylviacury no instagram