Tamanho da fonte

GALINHA-D’ANGOLA

DicasGASTRONOMIAGALINHA-D’ANGOLA
Imagem da matéria

Ganhei recentemente de uma amiga o livro “Les dîners de Gala”. Gala, vem a ser a esposa do icônico pintor espanhol surrealista Salvador Dalí (1904-1989), aquele com bigode fininho e com as bordas viradas para cima, com olhar saltado e uma cabeça extremamente criativa, com uma disposição para escandalizar a sua e muitas outras gerações.

Quem não se lembra da sua tela “Persistência da Memória”, em que, em um cenário insólito, ele retrata a temporalidade e a memória, com um relógio derretendo sobre um espaço, o outro, pendurado em uma árvore seca, outro, com formigas, e, ao centro, ele se retratando em um corpo amorfo, também com um relógio moldando essa massa estranha, com grandes cílios? Esse era Dalí, que, como outros grandes Mestres da Arte, fizeram de seus transtornos mentais obras para eternidade.

Eu me inspirei na receita da galinha-d’angola, no recheio de espinafre com bacon e migalhas de pão, que ficou incrivelmente bom. E, claro, que a foto foi o primeiro start, para eu fazer a receita. Sabe-se lá se Gala cozinhava, mas o Dalí, a grande estrela do livro, nele aparece com suas experiências viscerais. Sempre que faço uma receita aqui, para a revista Bem-Estar, gravo um vídeo, a que você pode assistir no meu instagram @sylviacury.

Quanto às galinhas-d’angola, são aquelas lindas, de origem africana, com penas pretas e pintinhas brancas. Estou me policiando, para não escrever que elas vestem um look com “petit pois”. Então, compre-as congeladas, de um modo que você não se lembre delas. Senão, você perde, na hora, a vontade de assá-las. Ah! Elas são falantes também, dizem o tempo todo “tô fraco, tô fraco”, e andam em turma. Quanto mais escrevo, mais sinto culpa por elas serem deliciosas.

Obs: Primeiro, descongele a galinhad’angola e a tempere com sal, pimenta-do-reino e pimenta de molho, caso goste.

Ingredientes para o recheio da galinha-d’angola

  • 200g de bacon

  • 4 fatias de pão

  • ervas diversas

  • 200g de espinafre

  • 3 gemas de ovo

Como preparar o recheio

Refogue o bacon picado em pequenos cubos (não precisa pôr óleo, nem manteiga), ele soltará a própria gordura, para fritar. Assim que o bacon estiver crocante, acrescente as ervas picadas (hortelã, manjericão, alecrim, tomilho, sálvia). Lave o espinafre, separe só as folhas e seque-as com um pano de prato. Corte-as grosseiramente e coloque-as na panela. Deixe aquecer bem e ponha as gemas de ovo. Mexa, para obter uma mistura homogênea.

Como preparar a galinha-d’angola

Recheie a galinha com essa “farofa”. Costure as duas aberturas com barbante e agulha apropriados. Passe manteiga no corpo todo da galinha. Vai ajudar a cozinhar e dar cor. Ponha as galinhas em uma assadeira e cubra-as com papel alumínio. Deixeas no forno, por aproximadamente 30 min de cada lado.

Ingredientes para o purê de batatas

  • 4 batatas grandes

  • água

  • sal

  • manteiga

  • noz-moscada

  • pimenta-do-reino branca

  • leite

Como fazer o purê de batatas

Lave as batatas e coloque-as em uma panela. Cubra-as com água e deixeas ferver, até ficarem macias. Escorra a água e, só então, tire as cascas. Em uma batedeira (de bolo), bata as batatas com um pouco de leite e uma colher de manteiga, até ficar uma textura lisa. Volte o purê para a panela, em fogo baixo, e coloque mais manteiga. Acrescente sal, pimenta-doreino branca e noz-moscada.

Ingredientes para o molho

  • manteiga

  • 1 cebola pequena

  • 4 dentes de alho

  • molho de tomate

  • 100ml de vinho tinto

  • 100ml de água

  • 1 colher (sobremesa) de açúcar

  • ervas aromáticas (alecrim, manjericão, sálvia, coentro)

Como fazer o molho

Em uma panela, refogue, na manteiga, a cebola e o alho. Adicione o molho de tomate. Mexa e coloque um pouco de água. Tempere com sal e deixe ferver. Coloque o açúcar, para tirar a acidez. Reduza. Ponha o vinho tinto, acerte o sal. Se tiver um cálice de xerez, ficará ainda mais saboroso.

Como servir

Sirva as galinhas em uma bandeja grande, esparrame o molho ao redor das aves. No caso, fiz purê de batata, para simular a foto do livro, que tinha complementos em amarelo.

https://www.instagram.com/reel/DBYzTLSuyz9/?igsh=MTQ5dnhvejA2NGd1MQ%3D%3D

HARMONIZAÇÃO 

Fico imaginando o que Salvador Dalí e sua esposa Gala gostariam de tomar nesta refeição. Vale lembrar que Dalí era bem extravagante e que chegou a ser expulso do movimento surrealista, em 1939, pela sua sede de dinheiro. Pensando nisso, achei que cairia bem para ele um vinho Romanée-Conti, safra 1858. Para se ter uma vaga ideia, a Sotheby’s (uma das mais renomadas casas de leilão do mundo, fundada em 1744, em Londres) leiloou, no ano de 2018, uma garrafa deste mesmo vinho, safra 1945, pela bagatela de US$ 558 mil (dólares). Atualizando o câmbio, será que faz sentido uma garrafa de vinho custar mais de três milhões de reais? Morri!

O material de produção desta foto, em particular, é de acervo pessoal e de amigas. Esta Coluna de Gastronomia é publicada na Revista Bem-Estar e veiculada no último domingo de cada mês, impressa bem no meio da revista, para você destacar.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.

Revista digital