SONHAR COM CORAGEM
Há quase uma década, desenvolvi o hábito de ter um lema para cada ano. O lema é um artefato que me ajuda a me conectar com o propósito diário do que queremos para o ano e, ao mesmo tempo, de engajar toda a equipe nesse mesmo propósito. Quem me conhece sabe que sou um sonhador. Por sorte, também sou um empreendedor e, portanto, vivo a felicidade de ver sonhos sendo transformados em realidade ano a ano. E este ano, convido a todos que me acompanham a refletirem sobre seus sonhos mais íntimos e do que tem sido feito para poder realizá-los.
A capacidade de sonhar e de imaginar-se melhor é uma característica inerentemente humana e nos diferencia de todos os outros animais. Mas no mundo de hoje, poucos são os momentos em que somos convidados a sonhar e explorar nossos sonhos. É tanta objetividade e olhar apenas para números e processos que acabamos sufocando o que mais abastece qualquer ser humano já que os sonhos podem ser considerados alimentos para a alma. Então, é preciso coragem para sonhar justamente porque não haverá muitos espaços disponíveis lhe convidando para isso no seu dia-a-dia.
Ao cultivar uma cultura inovadora humanizada com foco no propósito, pretendo cada vez mais reforçar esse ambiente que vivemos em que os sonhos são valorizados e realizados. A conexão entre as pessoas para realizarem um sonho juntas é algo extraordinário e que nos faz conseguir realizar coisas que nunca realizaríamos sozinhos. Poder sonhar é o primeiro passo para realizar. Sem sonhar, tendemos a manter a inércia e ficarmos aprisionados no que já está disponível.
Ao falarmos de sonhos e realizações, a cultura inovadora humanizada surge como um alicerce fundamental. Em ambientes onde as pessoas se sentem valorizadas, ouvidas e conectadas a um propósito maior, a capacidade de sonhar e inovar floresce naturalmente. Promover uma cultura onde os colaboradores são encorajados a trazer suas ideias, onde o erro é visto como uma oportunidade de aprendizado e onde o sucesso é construído coletivamente, cria um espaço fértil para a inovação. Esse ambiente não só alimenta os sonhos individuais, mas também potencia a inovação organizacional, permitindo que tanto os indivíduos quanto as empresas alcancem novos patamares de realização e impacto.
Coragem é agir com o coração! Você tem dado espaço para o seu coração lhe ajudar nas suas decisões de vida? No artigo da semana passada, falamos sobre a sabedoria do corpo. Embora valorizemos muito as decisões racionais, sabemos que as melhores decisões das nossas vidas são sempre aquelas que vêm do coração. E quanto mais conectados formos ao nosso propósito de vida, mais nosso coração consegue nos guiar pelos desafios que vamos enfrentar. Realizar qualquer sonho será sempre superar inúmeros desafios. Mas quando agirmos no nosso dia-a-dia tendo nosso coração como referência, valorizando nossos sentimentos e emoções e compreendendo o que buscamos ao realizar nossos sonhos, nos potencializamos e nos tornamos cada vez mais realizadores.
E o mais bonito é que a cada sonho realizado novos sonhos se descortinam a partir de cada conquista e de cada realização. A cada sonho realizado melhor percebemos nossa força e como nossa capacidade de sonhar contribui para nossa capacidade de realizar. Que em 2025, você possa agir diariamente com o seu coração e que essa força da ação conectada ao seu coração lhe permita sonhar cada vez mais e, consequentemente, realizar cada vez mais os seus sonhos. Só realiza um sonho quem se permite sonhar!