SABER PEDIR AJUDA
O que você faz quando se depara com uma situação em que não saber como fazer o que precisa fazer? Ou fica em dúvida de qual caminho seguir frente aos obstáculos enfrentados para atingir seus resultados? O mais normal a se fazer em situações assim seria pedir ajuda. No entanto, embora seja algo óbvio, gosto sempre de lembrar de que gênio é quem faz o óbvio, e, portanto, não devemos banalizá-lo. Apesar de parecer óbvio, muitos não conseguem pedir ajuda quando precisam. E isso pode trazer inúmeras dificuldades, especialmente no mundo de hoje que é tão cheio de mudanças e complexidades nos caminhos que podemos seguir.
Ao longo da nossa jornada escolar acabamos reforçando algumas crenças que muitas vezes contribuem para uma postura mais individualista para resolver os problemas. O sistema de avaliação de aprendizagem reforça o saber individual em detrimento da colaboração para solução de problemas. E inconscientemente acabamos internalizando que pedir ajuda é algo que nos coloca em uma posição de inferioridade, de não sabermos algo que já deveríamos saber.
Então não basta pressupormos que todos vão pedir ajuda quando enfrentarem algum problema, pois dependendo do contexto individual de cada um pode ser que não o façam por não saberem como fazer. É por isso que quando entendemos a nossa cultura corporativa como estratégia para atingir os resultados do negócio passamos a contemplar o desenvolvimento dos comportamentos essenciais para nosso sucesso a partir da própria cultura. Como as pessoas agem quando precisam de ajuda na sua empresa? Elas se sentem à vontade para se expor e pedir ajuda quando precisam?
A grande vantagem de trabalharmos nossa cultura para que ela tenha as características comportamentais que precisamos é que todos podemos aprender coletivamente uns com os outros. E assim, normalizamos mais rapidamente comportamentos que possam ser essenciais para o sucesso coletivo, favorecendo as mudanças individuais por encontrarem um ambiente propício para se desenvolverem. Se eu faço parte de uma equipe em que todos pedem ajuda sempre que precisam resolver um problema, ganho segurança de me expor quando tenho alguma dúvida.
E como atualmente temos um contexto em que teremos perguntas para as quais muitas vezes ninguém da equipe terá uma resposta, saber pedir ajuda se torna essencial para buscar soluções a partir do conhecimento coletivo para superar desafios de maneira mais integrada, potencializado a competitividade da empresa num cenário de constantes mudanças. Saber pedir ajuda é uma competência essencial para aprendermos. E aprender sempre nos leva para um patamar superior. Portanto, se inferioriza quem não aprende que pedir ajuda envolve muita sabedoria e quanto mais podemos contar com a ajuda dos outros, mais nos potencializamos em nossas vidas.