O PODER DE SE REINVENTAR
Quem acompanha esta coluna já sabe que a mentoria é uma forma de compartilhar experiências reais vividas pelo mentor com o objetivo de contribuir para podermos aprender com a experiência do outro e superar nossos desafios, fazendo nossas próprias escolhas a partir das referências que um mentor nos traz. Como o dia 23 de setembro marca o início da minha jornada empreendedora com o meu Day 1, há 21 anos, na CCLi Consultoria Linguística, dedicarei este artigo a esse poder de nos reinventarmos para seguirmos cumprindo nosso propósito ao longo de mais de duas décadas, com o objetivo de lhe inspirar a cultivar sempre o poder da reinvenção na sua vida também.
Quando fundei a empresa, minha maior pretensão era poder fazer a diferença na vida dos meus alunos, já que era professor, a partir de uma metodologia que rompia com o paradigma das escolas de idiomas focado no livro didático e nos processos de ensino e que colocava todo o foco no aluno e construía uma jornada de aprendizagem personalizada com espaço não apenas para incluir os aspectos importantes da língua a ser estudada em si, mas especialmente das dificuldades emocionais e comportamentais que esse aluno enfrenta ao aprender uma língua e que, se não forem superadas, torna praticamente impossível realizar o sonho de se tornar proficiente de verdade em outro idioma.
Esse propósito sempre foi a minha grande força para me reinventar de professor a empreendedor e depois gestor de um negócio como líder de uma equipe de consultores que viriam se somar a mim justamente para defendermos essa visão de trabalho. Nesses 21 anos, percebo que praticamente tudo mudou. Nos reinventamos continuamente desenvolvendo soluções inovadoras para o mercado. Desde 2010 começamos a trabalhar por meio da videoconferência, reinventando o modelo padrão das aulas presenciais. Em 2023 marcamos um novo Day 1 e hoje estamos nos transformando em uma EdTech Global de Idiomas com um modelo 100% remoto de trabalho.
Por mais visionário que eu seja, confesso que não imaginei nada disso 21 anos atrás. Tudo o que sempre sonhei foi em não ter uma escola que dá aulas. Mas sim em ter uma escola que fosse entender de verdade cada ser humano dentro do seu processo de aprendizagem de línguas e lidar com muito amor e respeito com todas as barreiras existentes para que esse ser humano pudesse realizar seu sonho de falar fluentemente outra língua.
Completar 21 anos de história empreendedora com sabor de estar empreendendo de novo é um exemplo real do poder de nos reinventarmos. E são presentes que a vida nos dá quando estamos atentos a sentir e viver cada momento em busca desta conexão com o propósito que é o que mais importa de verdade. Agradeço muito essa oportunidade de aprendizagem contínua que viver um sonho desses me dá, pois é preciso reinventar-se continuamente para nos mantermos relevantes. Já pensou no poder que seu sonho pode ter para você se reinventar na sua vida?