Ampliar as oportunidades de aprendizagem dos alunos - Leila Kerbauy
A busca por uma educação qualificada é um trabalho desafiador por requerer uma complexidade de fatores. Requer não apenas reformulação dos conteúdos, mas análise e compreensão das políticas públicas voltadas à educação e a influência delas nas práticas educativas.
De todo modo, aproveitar o conhecimento e a vivência dos alunos em contextos tão díspares, como são os do nosso meio, são aspectos fundamentais a serem considerados na realidade escolar.
Através da utilização de textos variados, de atividades multiculturais, do uso da mídia, da tecnologia presente não só no cotidiano dos alunos, mas no próprio ambiente escolar, procurar meios de reorganizar os espaços escolares e dinamizar as práticas educativas, despertando para um mundo de possibilidades e de conhecimento são fatores que, com certeza, contribuem para uma aprendizagem melhor e mais significativa.
Recordo-me de uma visita que fiz ao cemitério da Recoleta, ponto turístico em Buenos Aires, e me deparei com uma excursão de estudantes do ensino médio guiados por professoras. Acompanhei a turma. Através de um roteiro pré-determinado, com um encadeamento de visita aos mausoléus de personagens representativos da elite cultural da Argentina, os alunos puderam reconstruir os eventos marcantes do país em que viviam sob um enfoque diferente. Para mim, um enfoque rico, não só pela abordagem dos aspectos históricos e arquitetônicos do local, mas da própria fugacidade da vida.
Visitar museus, exposições, fábricas, fazendas...participar de eventos culturais, artísticos, musicais, esportivos e, depois desse encontro inusitado, até conhecer cemitérios, passaram a fazer parte, pelo menos para mim, de ambientes de aprendizagem. Ao dialogar com outros campos de conhecimento, o professor alarga os horizontes dos alunos e cumpre sua função social.
Quanto a aprender em situações e locais que possibilitam um ensino transdisciplinar e uma abordagem rica, dinâmica e motivadora!
Hoje é comum vermos escolas participando de projetos sociais, projetos ambientais, interagindo com a comunidade local, realizando parcerias e procurando colaborações para a construção de um mundo melhor.
Assim, ao possibilitar a vivência em realidades diferentes e enriquecedoras, a escola está cumprindo seu papel, pois ao procurar ensinar valores e despertar a visão dos alunos para esse mundo tão rico de possibilidades e tão carente de ações, ela está mostrando aos alunos o perfil de cidadão de que tanto precisamos.
Estabelecer relações com a comunidade escolar e com o seu entorno, conhecer as necessidades do bairro em que está situada a escola e mobilizar a comunidade para um trabalho integrado, levarão, com certeza, a um entrosamento entre pais, alunos e escola e a um ensino contextualizado!
Ao planejar essas interações a escola tem a oportunidade de construir um ambiente vivo, motivador, colaborativo que propicia o estabelecimento de parcerias positivas alinhadas às expectativas dos pais quanto à educação dada aos filhos.
Nesse sentido, o estabelecimento de parcerias é importante, mas é preciso estar atento aos objetivos em comum para que os mesmos complementem o projeto pedagógico da escola e ampliem as possibilidades de aprendizagem dos alunos.
O empoderamento dos alunos passa, então, por uma reinvenção das práticas escolares e por um despertar para o mundo de possibilidades que estão ao nosso alcance e que enriquecem a nossa vida!