Tamanho da fonte

PLACAS INTEROCLUSAIS

ArtigoPLACAS INTEROCLUSAIS
Conheça três benefícios relevantes e únicos com o uso de duas placas interoclusais

Manter uma oclusão ideal ao longo dos anos é um desafio, uma vez que os dentes mudam de posição e se desgastam fisiologicamente ao longo da vida.

A expectativa é que, com o uso de duas placas – uma na arcada dentária superior e outra na inferior, revezando para serem usadas uma de cada vez – sejam preservados e protegidos as ATMs (articulação temporo mandibular), os dentes, os ossos que ancoram os dentes, os ligamentos que unem as raízes aos ossos, as gengivas que protegem essas estruturas e os músculos que trabalham para que todos esses movimentos aconteçam.

Você sabia que nossos dentes superiores e inferiores não são presos aos ossos da maxila e da mandíbula como um prego em uma tábua?

Os dentes têm uma articulação chamada gonfose, que quando mordemos eles se movimentam tanto no sentido latero-lateral quanto no sentido do longo eixo do dente, como se estivesse entrando e saindo, raspando na parede lateral (que é aquela que você passa o fio dental) do dente vizinho.

Como os dentes raspam muitas vezes ao dia, em um PH ácido, a parede do dente é corroída e o dente fica menor que ao longo dos anos, muda de posição.

Neste caso, quando você fecha a boca o dente de cima não encaixa certinho contra o dente de baixo, lembra que ele mudou de posição e, os nossos sensores de propriocepção percebem isso e vão bruxar e esfregar os dentes até que eles se encaixem novamente, com um custo biológico alto, uma vez que o esmalte dos dentes não se regenera, assim, você acabou de ser apresentado a uma das formas de bruxismo.

Nos últimos 10 anos houve um aumento significativo de pessoas que apertam os dentes (bruxismo), estudos indicam que a prevalência de bruxismo pode chegar em até 30% da população. Esse aumento é particularmente evidenciado durante a pandemia de COVID-19, que elevou os níveis de estresse, ansiedade e depressão, fatores associados ao bruxismo.

O uso de duas placas interoclusais, alternando entre a arcada superior e a inferior pode trazer diversos benefícios relevantes, aqui estão 3 deles:

1. Redução da sobrecarga em uma única arcada: isso pode ajudar a prevenir o desgaste excessivo e a fadiga muscular em uma única arcada dentária, promovendo um alívio mais uniforme para os músculos e as articulações temporo mandibulares.

2. Prevenção do desgaste das placas: alternar entre duas placas pode prolongar a vida útil de cada uma, já que elas serão usadas por períodos mais curtos e tem tempo para descansar.

Esses benefícios podem ser significativos para pacientes que sofrem de bruxismo, disfunção temporo mandibulares (DTM) ou outras condições relacionadas ao alinhamento e a saúde dental.

Podemos afirmar que as placas evitam as movimentações dos dentes nas arcadas dentárias prevenindo assim as interferências oclusais?

Sim, podemos, citarei três benefícios que só quem usa duas placas alcança.

1. Estabilização Dentária: as placas interoclsusais atuam como uma barreira física, mantendo os dentes em uma posição estável.

2. Prevenção de interferências oclusais: ao manter os dentes na posição correta, as placas ajudam a prevenir interferências oclusais protegendo as ATMs e os músculos matigatórios.

3. Proteção contra desgaste: Além de prevenir a movimentação dos dentes e ATMs, as placas distribuem melhor as cargas protegendo os ossos de suporte dos dentes.

Como ficou demonstrado, o uso de duas placas rígidas usadas alternadamente, poderá proteger as estruturas citadas acima.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.
Revista digital