Tamanho da fonte

O QUE É PIOR PARA OS DENTES?

ArtigoO QUE É PIOR PARA OS DENTES?
Entenda o que pode ser mais prejudicial à saúde dos dentes: alimentos e bebidas ácidas ou alimentos e bebidas doces

Se consultarmos diversos autores da microbiologia oral e perguntarmos – qual é o maior inimigo da saúde bucal? – todos responderão ser a falta ou uma inadequada higiene oral que pode levar ao acúmulo de placa bacteriana com um tempo de permanência elevado na cavidade oral, formando cáries, erosão do esmalte, gengivite e outras doenças periodontais ao redor de dentes e implantes.

Na sequência, a dieta rica em açúcar e a dieta e de alimentos e bebidas com pH ácidos em contato com os dentes também é considerada um grande inimigo da saúde bucal. O consumo frequente desses alimentos pode contribuir para o desenvolvimento de cáries e outras doenças bucais, uma vez que a principal bactéria cariogênica (que “forma as cáries”) é sacarose dependente, ou seja, ela precisa de açúcar para sobreviver.

Alimentos ácidos, como refrigerantes, chás, vinhos – principalmente os brancos – sucos cítricos, vinagre, energéticos, bebidas esportivas, podem causar erosão dentária se consumidos em excesso ou se tiverem um tempo de permanência alto com o esmalte dentário.

Existem algumas partes do corpo humano que, uma vez formadas, não se renovam. Podemos citar a retina e o cristalino de nossos olhos, a maioria dos neurônios cerebrais e da medula espinhal e o esmalte de nossos dentes. Isso acontece porque as células que formam o esmalte, os ameloblastos, morrem após a erupção dos dentes e não se formam mais.

Na parte estética, o esmalte é responsável pela tonalidade dos dentes, que pode variar de amarelo-claro a branco acinzentado ou até mesmo branco azulado, dependente da cor da dentina que está abaixo dele.

Sua espessura de esmalte dentário varia, o incisivo central superior, o dente que mais se destaca quando sorrimos – tem 2,5 mm de esmalte na sua borda cortante e 1,5 mm de esmalte na região próxima da gengiva.

Como esse dente da frente permanente erupciona quando você tem por volta de 7 anos, e se sua expectativa de vida for 87 anos, isso significa que seu dente terá somente 1,5 mm (não renovável) de esmalte próximo à gengiva que deverá durar 80 anos.

Procure saber qual é o pH dos alimentos e líquidos que você normalmente termina sua refeição, se forem ácidos procure substituí-los por alimentos e líquidos com pH neutros ou básicos.

Se você, ao final desta leitura, absorver a informação de que quando ingerir alimentos e líquidos com pH ácidos precisa esperar 30 minutos (é o tempo necessário para sua saliva neutralizar o pH) antes de escovar os dentes e quando ingerir alimentos que contenham açúcar e não tenham pH ácido você deve escovar os seus dentes e usar a fita dental o mais rápido que puder já vai ter dado um grande avanço na preservação de seu esmalte dentário.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.
Revista digital