Tamanho da fonte

DENTES DO SISO: QUANDO TIRAR? QUANDO MANTER?

ArtigoDENTES DO SISO: QUANDO TIRAR? QUANDO MANTER?

Quem não conhece alguém que já teve ou ainda tem problemas com os dentes do siso?vOs dentes do siso, ou terceiros molares, são os últimos dentes a nascer na boca, geralmente entre os 17 e os 25 anos. Eles podem ser quatro, um em cada canto da arcada dentária, ou menos, dependendo de cada pessoa.

Famoso por necessitar um dentista especialista quando precisa ser removido porque está intra ósseo, encostado no dente da frente dele, em uma região de difícil acesso, próximo a nervos e artérias que não podem ser lesadas, desarruma sua mordida porque entorta os dentes à frente dele quando o espaço nas arcadas é menor do que a soma dos tamanhos que os dentes tem. Fazendo uma analogia, é como você querer colocar quarenta palitos de fósforo em uma caixa que só cabem trinta.

Em alguns casos, os dentes do siso que não nascem completamente, ou que ficam dentro da gengiva ou do osso, podem estar associados ao surgimento de cistos ou tumores na mandíbula. Essas lesões são chamadas de cistos ou tumores odontogênicos, e são formadas a partir do tecido que envolve o dente, não são malignas na maioria das vezes. Para prevenir essas lesões, é importante consultar o dentista regularmente, e seguir as orientações sobre a necessidade ou não de extrair os dentes do siso.

Os dentes do siso eram úteis para os nossos ancestrais, que precisavam deles para mastigar alimentos mais duros e fibrosos, como raízes, sementes, folhas, frutos e carne crua. Porém, com as mudanças na dieta e no estilo de vida do ser humano, os dentes do siso foram perdendo sua função e seu espaço na boca.

Segundo a teoria da evolução de Charles Darwin, as espécies se adaptam ao ambiente em que vivem, e as características mais favoráveis à sobrevivência são transmitidas para as próximas gerações. Assim, se os dentes do siso não são mais necessários ou vantajosos para o ser humano, eles tendem a desaparecer ao longo do tempo. Além disso, alguns fatores ambientais, como o uso de mamadeira, chupeta e alimentos processados, podem interferir no desenvolvimento ósseo e muscular da boca, reduzindo o tamanho da arcada dentária e dificultando a erupção dos dentes do siso.

De acordo com um estudo australiano, publicado no Journal of Anatomy, algumas pessoas já estão nascendo sem os dentes do siso, ou com menos de quatro, como resultado de uma micro-evolução. Os pesquisadores afirmam que isso é um sinal de que o ser humano está se adaptando às mudanças ambientais e culturais, e que essa tendência deve se intensificar no futuro.

Portanto, é possível que os dentes do siso se tornem cada vez mais raros na população humana, e que eventualmente desapareçam por completo. Porém, isso não significa que as pessoas que nascem sem os dentes do siso sejam mais ou menos evoluídas do que as outras, mas sim que elas possuem uma variação genética que as torna mais adequadas ao ambiente atual.

Resumindo, se houver espaço para acomodar seus quatro dentes do siso, se ele estiver com a mordida correta com o seu oponente e permitir ser higienizado, faça bom proveito de seus dentes do siso, eles vão te ajudar na sua mastigação e na preservação dos outros dentes da sua boca.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.
Revista digital