BORO
O boro é um mineral micronutriente essencial para metabolismo e a saúde vegetal, animal e humana. Ele é encontrado em pequenas quantidades em uma variedade alimentos, como frutas, vegetais e castanhas. É um componente estrutural das paredes celulares das plantas e é necessário para o crescimento, polinização e formação de sementes.
Quando ingerido, o boro é convertido em ácido bórico e absorvido no trato gastrointestinal. Ossos, baço, tireoide, unhas e cabelos têm níveis mais altos de boro do que outros tecidos do corpo. Ele é excretado principalmente pela urina, mas também pelas fezes, suor e respiração.
O boro é um mineral importante, porque é essencial para o crescimento e manutenção dos ossos; melhora da cicatrização das feridas; age em sinergia com o metabolismo do cálcio, magnésio, fósforo, potássio, hormônio paratireoideo, estrogênio, testosterona e vitamina D; reduz os níveis de biomarcadores inflamatórios, como a proteína C-reativa e o fator de necrose tumoral; aumenta os níveis de enzimas antioxidantes (superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase); protege contra o estresse oxidativo induzido por pesticidas e metais pesados; melhora a atividade elétrica cerebral, o desempenho cognitivo e a memória de curto prazo nos idosos; demonstrou efeitos preventivos e curativos em vários tipos de câncer (mama, pulmão, linfoma, próstata, útero); melhora o desempenho atlético; pode ajudar a amenizar os efeitos adversos dos agentes quimioterápicos.
O boro desempenha um papel importante na formação dos ossos e sua deficiência compromete o desenvolvimento e a regeneração óssea. Ele contribui na redução da perda de minerais e no aumento da absorção de magnésio, cálcio, potencializa a eficácia da vitamina D, condições fundamentais para a saúde óssea.
O boro pode auxiliar na melhora do desempenho cerebral, como: melhora da cognição, atenção, memória e habilidades psicomotoras.
O boro contribui para aumentar os níveis séricos de estradiol, progesterona, testosterona, hormônio tireoidiano, insulina e é indicado para a síndrome do climatério, durante a gravidez e lactação.
Devido à capacidade do boro reduzir os marcadores pró-inflamatórios proteínas C-reativa e o fator de necrose tumoral, ele pode auxiliar na melhora de pacientes com doenças articulares (osteoartrose e osteoartrite) e contribuir para fortalecer a imunidade.
Os compostos contendo boro interferem na fisiologia, desenvolvimento, crescimento, divisão, reprodução de células cancerígenas e indução de apoptose. Dietas ricas em boro e regiões onde o solo e água são abundantes em boro demonstraram haver menor riscos de vários tipos de câncer, como de mama, útero, próstata, pulmão.
A aplicação de solução de ácido de boro a 3% pode melhorar a cicatrização de feridas. O gel de ácido bórico pode ajudar na prevenção e melhora de danos na pele (dermatite) causados por radiação e também pode ser eficaz para tratar infecções vaginais fúngicas (candidíase).
As fontes mais conhecidas de boro são: frutas como maçãs, pêssegos, abacate, damasco, ameixas secas, groselha e uvas; vegetais verdes: brócolis, couve, rúcula, batata, repolho; castanhas, amêndoas, pistache, avelãs, amendoim; legumes: feijões e ervilhas; sementes de girassol e abóbora; mel; leite e derivados; ovos.