Tamanho da fonte

Endocardite bacteriana

Silvio PardoEndocardite bacteriana
É essencial cuidar não apenas dos dentes, mas também dos tecidos que os sustentam para garantir uma saúde bucal completa e duradoura

Sabia que 40% das endocardites são causadas por bactérias da sua boca? Elas penetram nas porções mais profundas das gengivas que recobrem dentes e implantes ou da contaminação do canal dos seus dentes quando infectados.

A maioria das pessoas, quando se lembra da boca, tem em mente a possibilidade de criar e manter sorrisos lindos, funcionais e atraentes, porém acabam não dando a importância necessária aos tecidos que estão ao redor deles. Estamos falando das gengivas e dos ossos que existem nas camadas mais profundas de suas arcadas dentárias. Essas estruturas que dão sustentação mecânica às raízes dos dentes e aos implantes são muito vascularizadas e devem ser muito bem higienizadas.

Temos em nossas bocas em torno de 700 tipos de bactérias diferentes. Não são 700 bactérias, são 700 tipos de bactérias diferentes e cada tipo tem milhares delas. Para você ter uma ideia, estima-se que haja uma média de 100 milhões de bactérias por mililitro de saliva na cavidade oral.

É necessário ter o controle de quatro variáveis na sua higiene oral. A quantidade de bactérias que você tem em sua boca, o tempo de permanência delas em sua boca, o poder de agressão delas e o poder de resposta que seu corpo vai ter. Essas últimas duas variáveis – poder de agressão e poder de defesa das bactérias não conseguimos administrar –, mas o tempo de permanência e a quantidade delas conseguimos diminuir através de uma higiene oral bem praticada.

A endocardite bacteriana é uma infecção nas estruturas internas do coração, principalmente nas válvulas cardíacas, marcapassos, stents causando sintomas como febre, perda de apetite, suor noturno ou falta de ar e que pode levar a óbito.

Para manter a sua saúde bucal, seu foco deverá ser o uso correto da fita dental, escovas, raspador de língua e um corante de bactérias, se você quiser conferir como está sua higienização. Sim, um corante de bactérias para você ter em casa. Você faz bochecho com o corante por quinze segundos, lava a boca com água e o corante marca somente as bactérias da placa bacteriana que causam as cáries e infecções gengivais ao redor de dentes e implantes. São essas bactérias que quando não removidas entram na sua circulação sanguínea e habitarão seu coração. Além de todos esses cuidados, visitar seu dentista pelo menos três vezes por ano para ele conferir seus cuidados, fazer uma profilaxia (limpeza) profissional em suas arcadas dentárias e lembrar você de usar o corante de bactérias no intervalo de tempo que você foi orientado.

As pessoas que têm alto risco de desenvolver endocardite obrigatoriamente precisam tomar antibióticos antes de realizar qualquer procedimento odontológico que possa causar sangramentos, como extrações, implantes, limpezas ou tratamento de canal.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.
Revista digital