OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO MUSICAL
Aprender a cantar e a tocar um instrumento musical não apenas oferece uma forma envolvente de expressão artística, mas também se destaca como uma das abordagens mais eficazes para estimular e manter a saúde do cérebro. Os benefícios incluem aprimoramento das habilidades cognitivas, como memória, atenção, concentração, aprendizado, raciocínio, linguagem, criatividade e planejamento, dentre diversas outras funções cerebrais. Os resultados podem ser alcançados independentemente da idade.
“A música desencadeia uma série de respostas no corpo humano, inclusive no seu desenvolvimento. Enquanto ouvimos, nosso batimento cardíaco e nossa frequência respiratória se ajustam ao ritmo e à melodia. Ela não é apenas processada pelo cérebro, mas também afeta seu funcionamento”, explica a neuropsicóloga Bruna Bassi Schiavinato, da Unipsico Cooperativa de Psicólogos de Rio Preto.
Além disso, Bruna enfatiza que a música desencadeia a liberação de endorfina, um neurotransmissor que além de melhorar o humor, auxilia no alívio da dor, reduz o estresse e promove uma sensação geral de bem-estar, contribuindo para a redução da ansiedade e da depressão.
Segundo a psicóloga e neuropsicóloga Bárbara Ferreira Pimentel, o contato com a música também libera outros neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, fundamentais para o controle do estresse e a redução da ansiedade e da depressão. “A dopamina, conhecida como o hormônio da felicidade, estimula a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação. Já a serotonina, por sua vez, responsável pela sensação de bem-estar e contentamento, auxilia na regulação do humor, sono e libido”.
Desenvolvimento cognitivo infantil
Através do aprendizado musical, é possível potencializar a criatividade da criança, facilitando a criação de conceitos e percepções sobre suas vivências e o ambiente. “É necessária muita disciplina e organização para o aprendizado, exigindo que a criança esteja inteiramente presente naquele momento, desenvolvendo sua concentração e memória”, explica a neuropsicóloga Eliani Florêncio.
A exposição ao aprendizado musical também estimula a capacidade de compreender e expressar palavras, desenvolvendo a comunicação e promovendo habilidades linguísticas, como diferenciação de sons, ampliação do vocabulário e memória auditiva. “Além disso, o treino musical também afeta diferentes aspectos das funções executivas, como controle inibitório e memória de trabalho, facilitando habilidades de organizar, planejar e executar objetivos”, afirma Eliani, ressaltando que o aprendizado musical também auxilia na coordenação motora, contribuindo para a consciência corporal. Isso faz com que as crianças compreendam seus limites físicos e reconheçam suas habilidades. “Ao segurar um instrumento como o violino, por exemplo, desenvolve-se a motricidade fina, a capacidade que permite usar pequenos músculos do corpo. Também é trabalhada a motricidade grossa, que consiste na utilização dos grandes músculos do corpo”.
PROJETO GURI ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS
Para quem deseja iniciar o aprendizado musical, o Projeto Guri, um programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, está com matrículas abertas até o dia 22 de março para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos.
No polo regional de Rio Preto, fruto de uma parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), estão abertas cerca de 250 vagas. As aulas acontecem na escola municipal Prof. Ademir Dib. A unidade também conta com uma modalidade especial de ensino musical para adultos, oferecendo o curso de iniciação musical para pessoas maiores de 18 anos.
Para efetuar a matrícula, é essencial que o responsável compareça ao polo com as cópias dos documentos originais, listados a seguir:
RG e CPF do/a criança/adolescente;
RG e CPF do/a responsável;
Comprovante de endereço;
Comprovante de matrícula escolar (declaração).
Ao todo, são quase 5 mil vagas na região. A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com a localidade. Para obter mais informações, acesse o site www.projetoguri.org.br ou entre em contato pelo telefone (17) 3353-4194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, ou pelo e-mail: polo.regionalsaojosedoriopreto@santamarcelinacultura.org.br.
Projeto Guri oferece 16 cursos gratuitos:
Canto coral
Cavaco
Clarinete
Contrabaixo acústico
Eufônio
Flauta transversal
Percussão
Saxofone
Trombone
Trompete
Tuba
Viola caipira
Viola clássica (viola de arco)
Violão
Violino
Violoncelo