Nação Valquírias visa alcançar até 1 milhão de mulheres até 2030
O poder transformador da música, transmitido nas salas de aula de um projeto social, inspirou a criação da ONG rio-pretense Nação Valquírias. Tudo começou em 2007 quando a fundadora e CEO da instituição, Amanda Oliveira, criou o coletivo musical As Valquírias, em homenagem à sua professora, Valquíria, cuja influência mudou sua vida quando morava em uma favela.
Desde então, a organização já impactou, direta ou indiretamente, mais de 400 mil mulheres, de diferentes faixas etárias, com seus shows musicais, oficinas de educação e saúde e demais programas oferecidos. “O objetivo é alcançar 1 milhão até 2030”, afirma Amanda.
Com a missão de desenvolver e implementar soluções que ajudem a combater a pobreza feminina de diferentes formas, tanto financeira quanto emocional e espiritual, em 2017, o coletivo musical se transformou em uma Organização Social, inicialmente chamada Instituto As Valquírias, e que atualmente é denominada Organização Social Nação Valquírias (ONV).
A instituição atua em três áreas principais, que são: governança, impacto social e negócios sociais, oferecendo cinco programas sociais e dezessete projetos focados em saúde e educação. “Estamos sempre criando, otimistas e olhando para o futuro. Investimos em governança e vemos os desafios como oportunidades para aperfeiçoar e fortalecer nossa gestão”, destaca Amanda.
Uma das beneficiadas pela Nação Valquírias é Michele Maurity, que entrou ainda adolescente e hoje está cursando o último ano de Arquitetura. “Sofri bullying, racismo e vim de um contexto de muita pobreza. A valorização e a metodologia da Nação Valquírias curaram meus traumas sociais e me trouxeram até aqui. Tenho uma casa, me formo arquiteta este ano e minha mãe não está mais em situação de pobreza. Vencemos a pobreza. A organização mudou a minha vida. Educar uma menina é salvar uma nação.”
A diretora cultural Nahuara Fidelis foi acolhida pela Nação Valquírias, quando tinha apenas 9 anos, após sua mãe e irmãs serem presas. “Graças ao acolhimento, direcionamento e encaminhamento que recebi quando menina, hoje sou uma mulher, mãe de duas filhas e tenho autonomia financeira. O acesso à educação de qualidade e a cura das minhas feridas emocionais limparam a lente que antes estava embaçada pelas mazelas sociais, que me impediam de realizar meus sonhos. Estou firme e forte na missão para que, juntas, possamos empoderar outras meninas que vieram da mesma realidade que a minha”.
A Nação Valquírias colabora com ONGs em todo o Brasil, oferecendo mentoria para organizações fundadas e lideradas por mulheres empreendedoras sociais. Com o início da expansão neste ano, a metodologia alcançará os 26 estados do País.
Além das mentorias, a entidade também apoia e investe na Fraternidade Sem Fronteiras, na região de Moçambique. “Estamos formando meninas líderes por lá; elas são o futuro de sua Nação. Nosso papel é formar lideranças para que elas resolvam os desafios de seu território”, pontua a fundadora e CEO, Amanda Oliveira.
Para manter seus programas e projetos e continuar impactando positivamente a vida de milhares de mulheres, a Nação Valquírias conta com o apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas. “Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, as empresas podem escolher ficar com os dois. Doar para uma organização social é ir além do lucro, é gerar valor. Eu encorajo os ricos financeiramente a doarem; isso os fará enriquecer espiritualmente. Dividir e fazer o bem nunca é demais”, conclui Amanda.
Mulheres e meninas em situação de pobreza financeira, emocional e espiritual
Os projetos são voltados especificamente para:
Meninas africanas em situação de extrema pobreza
Mulheres em situação de prostituição devido a abusos sexuais na infância
Gestantes em contexto de vulnerabilidade, gestação solo e violência
Mulheres em cárcere, enfrentando pobreza emocional e espiritual
Jovens de escolas públicas vítimas de violência capilar, pobreza menstrual, abuso sexual e gravidez precoce
Mães atípicas em situação de vulnerabilidade emocional e econômica
Empreendedoras artesãs em início de trajetória rumo à autonomia
Meninas vítimas de abuso, com diagnóstico de traumas sociais e risco de exploração sexual
Fonte: Fundadora e CEO da Nação Valquírias, Amanda Oliveira
Programa de Voluntariado
É estruturado por 23 comitês presididos por mulheres de destaque, cada um focado em uma causa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)
Conta com 722 integrantes e está em constante crescimento
Este ano, a organização realiza seu primeiro congresso, oferecendo palestras, treinamentos e capacitações para organizações sociais, RH de empresas e a sociedade
Fonte: Fundadora e CEO da Nação Valquírias, Amanda Oliveira
Saiba como contribuir com a Nação Valquírias
A Nação Valquírias está localizada na Rua Paschoal Decrescenzo, 599, no Jardim Itapema. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (17) 99151-2686 ou acesse o perfil no Instagram @nacaovalquirias.
Empresas:
Doações financeiras para os projetos
Incentivos fiscais via Imposto de Renda (Lei Rouanet)
Doações de produtos
Pessoas físicas e eventos:
Campanhas de doação
de roupas para o bazar
Campanhas de doação de absorventes
Campanhas de doação de alimentos
Governos:
Convênios
Emendas parlamentares