Festival traz mais de 5 mil espécies de orquídeas
Amantes, colecionadores e apreciadores de orquídeas de Rio Preto e da região têm um encontro marcado entre os dias 21 e 23 de março, a partir das 8h, com entrada gratuita, no Centro do Professorado Paulista (CPP), onde mais de cinco mil espécies das plantas serão exibidas pelo Festival de Orquídeas, realizado pelo Orquidário Rio Preto. A exposição faz parte do calendário das celebrações do aniversário de 173 anos de Rio Preto e tem como proposta expor a diversidade de formas, cores e perfumes de orquídeas, com exemplares raros, mudas e plantas adultas. O Festival também fará a doação de 600 mudas em troca de alimentos em prol de instituições sociais.
O Festival, segundo a organizadora Deolanda Paes Garcia Rodrigues, tem como intuito apoiar, estimular, desenvolver e difundir a orquidofilia – o amor e a paixão por orquídeas. A expectativa dos três dias do Festival é atrair produtores, colecionadores, apreciadores das flores e visitantes interessados em conhecer mais sobre orquídeas, com palestras no sábado (22) e no domingo (23), a partir das 10h. “O objetivo é divulgar o cultivo das orquídeas e para isso vamos ter palestras para ensinar como cultivá-las”, afirmou Deolane.
Os visitantes poderão adquirir as plantas com preços entre R$ 15 e R$ 300, dependendo da espécie e do tamanho. O Festival também irá expor acessórios, como vasos e cachepôs, e insumos como substratos, adubos e fertilizantes. “Todas os suplementos para plantio e adubação nós teremos no Festival”, disse Deolanda. Nos três dias, o evento também terá 600 mudas para venda solidária. “Vamos trocar as mudas de orquídeas por leite ou óleo. Serão 250 plantas por dia e doaremos os alimentos para instituições sociais de Rio Preto”, explicou a organizadora.
As orquídeas representam uma das maiores famílias de plantas, com uma rica diversidade de gêneros e espécies. As orquídeas são plantas de fácil sobrevivência e podem ser encontradas em praticamente todos os continentes, com exceção dos extremos norte e sul e dos desertos. Segundo Flavio Diniz, participante do Festival, as orquídeas são plantas de fácil adaptação e podem ser cultivadas em espaços maiores, como também se adaptam bem em espaços menores, como nos apartamentos. “É possível manter orquídeas vistosas e saudáveis com poucos produtos químicos, alguns cuidados com a rega e temperaturas adequadas”, explicou.
Presença confirmada no festival, a colecionadora Joana Sanches Rizzato cultiva e estuda sobre orquídeas há mais de 25 anos. “Uma paixão que me acompanha e que sempre me traz novos aprendizados. Sou de Potirendaba e todos os anos, faço questão de participar do Festival de Orquídeas de Rio Preto, um grande evento que reúne produtores, colecionadores e apaixonados por essas flores”, afirmou. Segundo ela, o evento é uma oportunidade de troca e mais conhecimento sobre as plantas. “Temos a oportunidade de conhecer desde espécies raras até as mais populares, além de trocar experiências sobre cultivo, adubação e técnicas de floração”, complementou.
Com uma beleza ímpar pelas formas exóticas e cores vibrantes das flores, as orquídeas dão o tom de elegância, sofisticação e delicadeza na decoração. A diversidade das cores e formatos é uma poderosa opção para transformar ambientes e deixá-los requintados e serenos, “as orquídeas são sempre bem-vindas em nossos arranjos. Com uma grande variedade de cores as usamos em decoração de festas e assinaturas floral”, afirmou a florista e floral Designer Anna Beatriz França.
As plantas também podem ser usadas na decoração como uma peça central na mesa ou mesmo em algum canto especial para trazer paz e frescor para o ambiente. Além disso, as flores das orquídeas também são uma opção acertada para uma proposta de decoração mais natural e acolhedora, “as orquídeas também são escolhas de muitas noivas para o buquê do casamento”, acrescentou Anna.
SERVIÇO
Evento: Festival de Orquídeas
Data: 21, 22 e 23 de março
Horário: A partir das 8h
Onde: Centro do Professorado Paulista (CPP) -Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6029 - Vila Sao Pedro, Rio Preto
Entrada: Gratuita