Arq Design 2025 premia os melhores ambientes do ano
Com projeto assinado por Bruno De Cesare, da BDC Arquitetura, o ambiente Elo Advocacia conquistou os jurados e foi eleito Melhor Ambiente do Ano 2025 na Arq Design. A premiação foi entregue durante a cerimônia realizada neste sábado, dia 20, na Praça de Eventos da mostra. O evento também reconheceu outros quatro projetos de destaque, celebrando a diversidade criativa e a força da arquitetura como expressão de bem-estar, presença e conexão.
O corpo de jurados foi composto por cinco nomes influentes da cena criativa de São José do Rio Preto: o arquiteto Renato Mendonça, o designer de interiores Henrique Freneda, os artistas plásticos Beto Carrazzone e Jocelino Soares, além de Patrícia Buzzini, coordenadora de conteúdo da revista Bem-Estar, que também assinou a curadoria editorial do prêmio.
“Participar como jurada deste prêmio foi, ao mesmo tempo, uma honra e um grande desafio. Procurei equilibrar critérios como estética, funcionalidade, inovação, sustentabilidade e fidelidade ao tema deste ano: ‘Conexão e Presença’. Foi um aprendizado profundo e uma oportunidade de contribuir para o reconhecimento do trabalho e do talento dos profissionais envolvidos”, afirma Patrícia, que também tem experiência como artista visual.
Considerada uma das maiores mostras do interior paulista — ao lado da Casa Cor Ribeirão Preto e da Campinas Decor — a Arq Design chega à sua quinta edição com números que impressionam. Construída do zero no estacionamento do Riopreto Shopping, a estrutura temporária ocupa uma área de 3 mil metros quadrados, com 18 ambientes assinados por 20 profissionais.
Promovido pela 8 MKT & Eventos, o evento contou com curadoria criativa do jornalista João Spode, que trouxe para esta edição o tema “Conexão e Presença”. “Vivemos um momento em que o tempo se tornou nosso bem mais precioso. Precisamos estar presentes, com qualidade, conectados com as pessoas e com os espaços que habitamos”, afirma Spode.
A mostra se consolida como um espaço de experimentação, troca e inspiração, reunindo tendências de arquitetura, design de interiores, paisagismo e cenografia em ambientes que estimulam os sentidos e propõem novas formas de morar. Ao longo de cinco edições, a Arq Design já reuniu cerca de 150 arquitetos e designers, criando um ambiente fértil para o surgimento de novos talentos e ideias.
Com uma proposta inovadora e sensível às transformações do morar contemporâneo, o evento se encerra neste domingo, 21, deixando um legado de criatividade, diálogo e propósito para o setor e para todos que valorizam o design como ferramenta de conexão com o presente.
Pelo segundo ano, os vencedores receberam como prêmio o troféu “Flama”, uma escultura em aço corten criada especialmente para a Mostra Arq Design pelo artista plástico Beto Carrazzone, com fabricação da Alupoli.
Conhecido por sua resistência e longevidade, o aço corten foi escolhido para simbolizar durabilidade e transformação. As formas irregulares e fluidas da peça evocam vida e movimento, qualidades que expressam tanto a permanência quanto a mudança.
Além disso, a escultura representa criatividade e inovação, valores centrais da Arq Design. Cada face da obra compõe uma estrutura dinâmica que, ao ser observada por completo, transmite sensações de calor, energia e luz, metáforas visuais da inspiração e da força criativa que impulsionam a arquitetura e o design.
Melhor Ambiente do Ano: Elo Advocacia, por Bruno De Cesare (BDC Arquitetura)
Melhor Paisagismo: Espaço Acquafish, por Raphael Cordeiro e Vasco (Acquafish Lagos Ornamentais e Piscinas Naturais)
Criatividade e Inovação: Café com Propósito, por Michele Maurity (Nação Valquírias)
Valorização do Tema “Conexão e Presença”: Rubra Bilheteria Conte, por Isa Ceron
Revelação do Ano: Terracacau Lounge, por Guilherme Clemente David e Luiz Fernando Chiuchi (Lullius Arquitetura e Cenografia)
Quem foram os jurados
Jurados Prêmio Bem-Estar Arq Design 2025
Renato Mendonça, arquiteto
Henrique Freneda, designer de interiores
Beto Carrazzone, artista plástico
Jocelino Soares, artista plástico
Patricia Reis Buzzini, coordenadora de conteúdo da Revista Bem-Estar e artista visual