CELEBRAÇÕES DO NATAL POR DIVERSAS EXPRESSÕES RELIGIOSAS
Celebrado em 25 de dezembro por diversas manifestações nas mais variadas vertentes religiosas, o nascimento de Jesus Cristo é uma data especial para o mundo cristão. A comemoração do nascimento do filho de Deus é tempo de união, paz e de partilhar o amor, compaixão e generosidade, ensinamentos de Cristo.
Na Assembleia de Deus Ministério São José do Rio Preto, igreja que, neste ano, completou 90 anos de fundação na cidade, a celebração do Natal, segundo o pastor Elizeu Júnior, se inspira em um dos maiores evangelistas americanos, Billy Graham. Segundo Graham, o nascimento de Cristo foi o dia mais importante da História da Humanidade. “Mesmo não sabendo o dia exato do nascimento de Cristo, a Bíblia nos informa que Ele nasceu, e isso é motivo de celebramos”, afirmou.
Na igreja, do conjunto de denominações protestantes pentecostais, de acordo com o pastor, o Natal é festejado desde os fundadores Daniel Berg e Gunnar Vingren, em 1911. Para celebrar a data, há troca de presentes e solenidades. “Na ceia e em família logo nos primeiros minutos do dia 25 fazemos orações de agradecimento. Já no templo, preparamos sempre um culto especial com muitos louvores que falam sobre o Natal e uma mensagem que relembra a importância do nosso Salvador ter nascido”, explicou.
A pastora Jeiza Pontes, fundadora da Comunidade Cristã Cabana Church ao lado do esposo e Bispo Alex Pontes, disse que para a igreja, o Natal é uma data muito preciosa, uma vez que comemora o nascimento de Jesus. “Sabemos que teologicamente não há nenhum fato que comprove o nascimento de Jesus nessa data, por outro lado, temos convicção que ele nasceu, e se existe um dia para comemorar, então amamos fazer isso”.
Na Cabana, conforme a pastora, o final de ano é momento de festa e celebração. “Além das tradicionais confraternizações, temos várias ações solidárias para atender ainda mais famílias nessa época do ano. Além disso, temos, anualmente, o Musical de Natal, um espetáculo lindo preparado especialmente para comemorar essa data”, ressaltou.
Religião Espírita
Para a religião espírita, Jesus Cristo é o ser mais perfeito que Deus ofereceu à humanidade para servir de guia e modelo, conforme ensinam os Benfeitores Espirituais em “O Livro dos Espíritos”. O cofundador do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em Rio Preto, Antônio Carlos Navarro, que também é palestrante espírita, afirmou que a religião celebra o Natal, antes de tudo, se esforçando para se comportar conforme os ensinos de Cristo. “O que devemos fazer diariamente, independente de datas especiais, respeitando os costumes sociais, que começam na família, controlando-se na alimentação e eliminando as viciações que prejudicam o corpo, Templo do Espírito, conforme disse o Senhor Jesus”, ressaltou.
Navarro afirmou também que no período natalino os espíritas concentram união e solidariedade para socorrer os mais necessitados materialmente, “no sentido de alimentar o corpo e a fé de todos, uma vez que o Senhor Jesus disse para fazermos para o próximo o que gostaríamos que para nos fosse feito”, afirmou. O cofundador ressaltou que neste sentido, a Doutrina Espírita ensina que fora da caridade não há salvação. “Ou seja, não haverá paz, interior e exterior, sem a fraternidade estabelecida entre os homens”.
A presidente da União das Sociedades Espíritas (USE), Sandra Reis, acrescentou que a premissa natalina da caridade levará as quase 100 casas espíritas unidas a USE em 33 cidades (Rio Preto e região) a comemorem o Natal com ações de caridade. A ação de solidariedade doará desde cestas básicas especiais, roupas e presentes até festas para as crianças e famílias. “Também temos a ação com as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, 'Natal com Jesus', que acontecerá na nossa sede dia 25”, contou.
Para celebrar a data, a USE também promoveu uma peça de teatro, “para contar sobre a preparação que ocorreu no plano espiritual para o nascimento de Jesus na Terra”, disse.
E assim, com o espírito natalino, inspirado em Jesus Cristo, a mensagem de Navarro são de votos de um Feliz Natal para todos, “lembrando que devemos comemorar o Natal todos os dias, sempre com Jesus, para que não o honremos com os lábios, mas com o coração longe Dele”, finalizou.
Outras religiões
Religiões como a umbanda, de matriz africana, o Natal é consagrado ao Pai Oxalá, Divindade que representa a fé e é símbolo de Jesus Cristo. Momento de celebrações com festas no final de ano, caridade e doações. Já no Candomblé, não há comemorações na forma de celebrações de Natal e nascimento de Jesus Cristo. Na religião, são cultuadas as forças da natureza, representadas pelos orixás. O Judaísmo não celebra Natal, mas tem um calendário de festas durante o ano e, em alguns anos, a celebração do Hanuká, “Festas das Luzes”, pode coincidir com a data do Natal.