FOCO EM PRODUTOS
Edson Tarraf Jr., Ceo da Emais Urbanismo, começou a trabalhar aos 16 anos em uma factoring, como auxiliar de crédito e cobrança. Aos 18 anos, com o apoio de seu pai, optou por investir na construção de três casas, em vez de comprar um carro. “Realmente essa experiência me marcou, me ensinou muita coisa na prática e direcionou meus próximos passos. Quando falo de trajetória profissional não tenho como não citar e agradecer ao meu pai, Edson Tarraf, meu melhor professor e amigo, que em toda a história acima me impulsionou e direcionou” .
Após concluir o ensino médio, comecei a trabalhar como corretor de imóveis. Uma situação decisiva surgiu quando surgiu a oportunidade para atuar na corretagem de imóveis em Campo Grande (MS), o levando a abandonar o curso de Direito com menos de seis meses de faculdade.
“Convidei Maico Gamito, que já era corretor de imóveis na época, para me ajudar. Juntos, fomos muito bem nas vendas do empreendimento, o que nos levou a obter exclusividade nas vendas daquele produto. Após essa experiência, fundei a Evendas, empresa que prestava serviços de vendas de loteamentos e casas para diversas empresas do mercado imobiliário de diversos portes. Posteriormente, foquei exclusivamente em empreendimentos próprios com a Emais Urbanismo”.
Leia a entrevista a seguir:
BE – Presente em quatro estados, com atuação em mais de 70 cidades, a Emais Urbanismo é uma referência no desenvolvimento de bairros inteligentes. Qual o diferencial de vocês?
Edson Tarraf Jr. – Nosso diferencial é o foco constante nas pessoas e produtos, que orienta tanto a nossa cultura interna quanto o desenvolvimento dos nossos bairros.
Priorizamos a localização dos empreendimentos e soluções integradas que combinam natureza, convivência, diversão e trabalho em um único espaço, garantindo uma excelente relação custo-benefício. Um exemplo claro de nossa atuação é o Complexo Eplenum, projeto localizado em Rio Preto, que representou um marco dentro da Emais e cuja primeira fase deverá ser entregue ainda este ano.
Este projeto foi planejado para proporcionar uma vida plena. Acreditamos que cidades planejadas com foco nas pessoas, como foi pensado para o Eplenum e assim como são pensados todos os projetos dentro da Emais, criam comunidades planejadas, produtivas e conectadas. Claro que sempre levando em consideração o tamanho de cada área ou cidade que será feito o desenvolvimento.
BE – Com mais de 25 anos de história, como avalia o trabalho desenvolvido até agora?
Edson Tarraf Jr. – Ao longo desses 25 anos, avalio que o trabalho dentro da empresa vem se destacando pela consistência e dedicação à qualidade e melhoria continua. Nosso compromisso em satisfazer as necessidades dos nossos clientes e buscar soluções inteligentes, aliado ao constante investimento na capacitação das nossas equipes, tem sido a base do nosso sucesso. É motivo de orgulho ver cada empreendimento sendo entregue.
Sou grato pela confiança dos nossos clientes e sinto muito orgulho em poder contribuir, junto com todo o nosso time, para o desenvolvimento das cidades onde estamos inseridos.
BE – Qual o papel da Emais na preservação do meio ambiente do entorno das obras?
Edson Tarraf Jr. – A preservação ambiental é uma prioridade e está no nosso DNA. Levamos a sério o compromisso de reservar 20% das áreas dos nossos empreendimentos para o Reflorestamento Urbanístico, adotando práticas sustentáveis e preservando os recursos naturais. Implementamos sistemas de gestão de resíduos e tecnologias amigáveis ao meio ambiente. Já plantamos uma quantidade enorme de árvores, não sei exatamente o número mas posso afirmar que plantamos e cuidamos de uma quantidade bem maior do que vendemos e construímos lotes. Além de plantarmos as árvores ficamos em torno de 3 anos dando manutenção e cuidando até que ela tenha força e consiga se desenvolver sozinha. A inclusão de áreas verdes e espaços naturais em nossos projetos não só melhora a qualidade de vida dos habitantes, mas também contribui para a preservação da biodiversidade local. Acreditamos que cidades planejadas e inteligentes devem ser, acima de tudo, sustentáveis e saudáveis.
BE – A que se deve a expansão dos condomínios planejados e abertos?
Edson Tarraf Jr. – A expansão dos condomínios planejados e abertos reflete uma mudança nas prioridades das pessoas, que buscam escapar do caos urbano em busca de paz, tranquilidade, qualidade de vida e maior sensação de segurança levando em consideração o atual cenário do brasil. Os bairros planejados oferecem grandes espaços verdes, muitas vezes com segurança 24 horas e serviços compartilhados que facilitam o dia a dia. Além disso, a crescente preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente atrai moradores para empreendimentos que valorizam essas questões. E também foi pensando em como nos diferenciar e ir além do convencional do que se vê em loteamentos e bairros abertos.
BE – Neste ano, a Emais lançou o Residencial Ecoviva Vista Bela, o primeiro empreendimento vertical da empresa. Quais os motivos que os levaram a diversificar na área?
Edson Tarraf Jr. – Essa é, sem dúvida, a nossa questão mais importante e também o nosso maior desafio. O contexto dessa importância reside em nossa busca incessante por melhoria dos produtos que oferecemos, mesmo enfrentando desafios e burocracias. O maior desafio é integrar a nossa empresa de desenvolvimento de bairros com a de incorporação, criando um novo produto e oferecendo algo que ainda não existe no mercado.
Queremos ir além de simplesmente criar bairros com lotes, lazer, planejamento e áreas verdes. Nosso objetivo é oferecer o "Kit Emais", onde o morador pode escolher entre comprar um lote e construir sua casa ao seu gosto ou adquirir uma unidade pronta, prezando pela praticidade.
Essa integração nos permitirá acelerar a habitação nos bairros, com a construção de unidades prontas que tornam o bairro habitável e “com vida” mais rapidamente. Isso não só melhora a segurança e os serviços para os moradores, como também proporciona uma experiência de vida mais completa e de alta qualidade. O "Kit Emais" incluirá lotes, casas, prédios, lotes comerciais, escritórios prontos, escolas construídas, entre outros.
Essa diversificação e integração de diferentes tipos de empreendimentos são cruciais para criar comunidades completas e bem estruturadas. É um desafio significativo e fundamental para continuarmos crescendo e inovando no mercado imobiliário, sempre surpreendendo nossos clientes.
BE – Como você classificaria o momento atual da Emais?
Edson Tarraf Jr. – O momento atual da Emais é mais um passo em direção à consolidação e melhoria continua. Nossa equipe está cada vez mais madura e envolvida no negócio, seja como colaboradores, sócios ou intraempreendedores. Vejo uma empresa mais segura e confiante, que busca fortalecer seu portfólio de maneira integrada. Estamos focados em criar um ambiente onde todos possam contribuir, se desenvolver e empreender.
BE – Quais os principais desafios de gerenciar uma empresa na área da construção civil?
Edson Tarraf Jr. – Após a pandemia, o maior desafio que enfrentamos foi o aumento excessivo do custo de produção. Atualmente, o principal desafio no mercado imobiliário é trabalhar os custos de forma que eles impactem o mínimo possível o valor de venda final dos imóveis. Felizmente, essa situação foi temporária e, a partir do ano passado (2023), já começamos a ver uma estabilização nos preços.
Além disso, um desafio constante na construção civil é equilibrar os prazos não gerenciáveis dos órgãos públicos. Isso inclui aprovações, licenças e outras burocracias que podem atrasar significativamente os projetos. Gerenciar esses aspectos exige uma grande capacidade de planejamento e adaptação, para que possamos cumprir nossos compromissos e entregar projetos de alta qualidade no prazo.
BE – A Emais tem um olhar colaborativo e incentivador promovendo um ambiente de trabalho onde todos se sintam à vontade para expor opiniões, sentimentos, ideias e serem quem são de verdade. Pensando nisso, implantou o programa Evoluir. Como o programa foi concebido e implementado e quais práticas promove?
Edson Tarraf Jr. – O programa Evoluir da Emais, criado em 2019, visa desenvolver a liderança com foco em cinco pilares: comunicação, gestão, inovação, diversidade e cultura. A comunicação, em particular, no ambiente corporativo abrange clareza, transparência e feedback construtivo.
Identificamos a necessidade desse programa por meio de pesquisas e conversas internas. Nosso time de Gente&Gestão, junto com os líderes, implantou práticas para fomentar um ambiente de trabalho mais inspirador e aberto. Desde então, houve melhorias na comunicação interna, maior engajamento e colaboração das equipes, e uma gestão mais eficaz, resultando em um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
BE – Recentemente, a jornalista e palestrante Izabella Camargo foi convidada para atuar no programa. Qual o trabalho que ela está realizando com as lideranças da Emais e qual a expectativa em relação a esse trabalho?
Edson Tarraf Jr. – Nosso time de Gente&Gestão fez essa parceria com a Izabella e com a colaboração dos líderes que vestiram a camisa do programa, desempenhou um papel importante este ano dentro da Emais ao aprofundar um debate e uma preocupação que já existia dentro da companhia, com relação à saúde mental das pessoas. Seu trabalho visa quebrar tabus e aumentar a compreensão sobre a importância da saúde mental no ambiente corporativo. Através dessa parceria, estamos engajados em abrir um diálogo franco e transparente sobre essas questões, reconhecendo que a saúde mental não é apenas responsabilidade individual, mas coletiva. Esperamos que essa iniciativa não só sensibilize nossos colaboradores e lideranças, mas também permita a implementação de ações concretas para criar um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo na Emais.
BE – Como esse tema da saúde mental já vem sendo trabalhado dentro da empresa (outros projetos, ações) e de que maneira a implementação dos EPIs vão contribuir para melhorar este cenário?
Edson Tarraf Jr. – Cuidar da saúde mental é uma prioridade estratégica já integrada ao nosso ambiente de trabalho através de diversas iniciativas. Desde melhorias na alimentação e programas de atividades físicas até palestras e workshops sobre saúde mental, estamos comprometidos em promover um ambiente saudável e produtivo para nossos colaboradores. A implementação dos EPIs da saúde mental, como limites claros que silenciam interrupções e programas de gestão de tempo, representa um avanço significativo. Essas iniciativas fortalecem a segurança psicológica de nossa equipe e reforçam nosso compromisso com o bem-estar integral de todos na empresa.
BE – Em que tipos de empreendimentos a Emais vai apostar nos próximos anos?
Edson Tarraf Jr. – Nos próximos anos, a Emais vai apostar no conceito do "Kit Emais", que visa criar comunidades integradas e bem estruturadas. Vamos focar no desenvolvimento de bairros completos que ofereçam uma variedade de opções aos moradores, incluindo lotes abertos, loteamentos fechados, casas, prédios residenciais, lotes comerciais, escritórios prontos, escolas construídas e clubes exclusivos ao morador.
BE – Quais são os planos para a Emais nos próximos anos?
Edson Tarraf Jr. – Nos mantermos sólidos no mercado imobiliário, criando projetos que impactem positivamente no desenvolvimento urbano dos locais onde atuamos e implementando iniciativas que gere a oportunidade das pessoas viverem em espaços planejados, inspirando e melhorando os projetos de vida das pessoas.