SUBSTITUIR O AÇÚCAR
O açúcar refinado, um ingrediente comum nas cozinhas, pode causar diversos problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, quando consumido em excesso. Como alternativa, muitos nutricionistas, incluindo a nutricionista Clariana Colaço, recomendam substitutosnaturais, que podem ser opções mais saudáveis. Tâmaras são doces e ricas em nutrientes, podendo substituir o açúcar em receitas de forma simples. O purê de maçã, além de ser doce, também substitui a gordura e é ideal para preparações veganas. Já o açúcar de coco, que tem um índice glicêmico mais baixo, pode ser usado na mesma proporção que o açúcar refi nado, mas com atenção ao seu sabor caramelizado.
A fadiga excessiva pode ter diversas causas, como transtorno afetivo sazonal, stresse ou falta de sono. Enquanto a sonolência excessiva pode indicar distúrbios do sono, a fadiga pode ser causada por problemas médicos. Segundo a médica Tina-Ann Thompson, se a fadiga impacta atividades diárias e dura mais de duas semanas, é recomendável buscar ajuda médica. A anemia é uma causa comum, que pode ser identifi cada em exames. Mulheres em idade fértil também podem sofrer de fadiga devido às flutuações hormonais. Essa condição pode se agravar na perimenopausa.
A rosa-mosqueta é uma planta silvestre muito usada como peça de decoração e fi ns medicinais. De acordo com a professora Anete Mecenas, o chá de rosa-mosqueta é altamente concentrado em vitamina C, 20 vezes mais que laranja e limão, sendo eficaz no combate a doenças respiratórias e infl amações. Além disso, contém antioxidantes, como flavonoides e betacarotenos, que ajudam a retardar o envelhecimento e prevenir doenças. Recomenda-se uma ingestão diária de 1 a 2 gramas, pois o consumo excessivo pode causar formação de pedras nos rins devido ao alto teor de vitamina C.