Centésimo artigo
O artigo de hoje será especial - já que atingimos a marca do centésimo artigo, ao mesmo tempo em que comemoramos o segundo ano de aniversário da Coluna Mentoria aqui na Revista Bem-Estar, do Diário da Região. Eu que amo comemorar marcos e conquistas, não poderia perder esta oportunidade de celebrar essas conquistas com vocês, já que elas traduzem na prática muito do que temos refletido juntos aqui ao longo desses últimos cem domingos.
Realmente não é fácil manter um projeto de compromisso semanal durante dois anos seguidos. São inúmeros obstáculos e desafios que podem comprometer a consistência necessária para que tenhamos o tempo necessário para manter nossos compromissos. E como então dei conta de atingir essas duas marcas aqui com vocês? A resposta para mim é muito simples: costumo abraçar desafios que estejam diretamente conectados com meu propósito de vida e ancorados nos meus valores! A disciplina nasce dessa força interior e do desejo de querer poder de alguma forma contribuir para que o que venho aprendendo ao longo da minha jornada pessoal de desenvolvimento como empreendedor possa também ajudar a transformar a vida de outras pessoas que estejam nas suas próprias jornadas de desenvolvimento também.
Além disso, é muito interessante como esse hábito semanal de escrever o artigo foi me ajudando a estruturar de maneira mais alinhada e consistente minha própria jornada de aprendizagem. Vocês devem ter percebido que ao longo desses anos comecei a conectar minhas escolhas do que estou aprendendo e aplicando na minha vida enquanto líder aos textos. E o mais interessante é que escrever sobre o que aprendemos é uma estratégia poderosíssima de aprendizagem. Ou seja, ao escrever, também aprendo. E de alguma forma você acaba também participando, portanto, do meu próprio processo de desenvolvimento. Não sei se consegui ser claro no que gostaria de dizer, mas a coluna que seria inicialmente para que eu pudesse compartilhar o meu conhecimento se transformou em um exercício de consolidação de novos conhecimentos também. E isso é algo que me motiva, pois o valor de amor ao aprendizado é estruturante em toda a minha vida.
Então, chegar hoje aqui aos dois anos de trabalho como colunista com meu centésimo artigo consecutivo só pode me deixar muito feliz, com um sentimento incrível de autorrealização e uma vontade enorme de aprender ainda mais e seguir compartilhando um pouquinho de forma consolidada aqui com você para que muitos e muitos outros marcos possam ser superados. É a força do propósito e a abertura ao aprender que tem o poder de nos tornar poderosos frente aos nossos desafios. Costumo brincar que são nossos super poderes. Estão todos aqui em nós. Cada vez mais percebo que a jornada de autoconhecimento significa nos apropriarmos cada vez mais dessa nossa própria essência poderosa que está conosco desde sempre, mas que nem sempre damos a devida importância. Que possamos a cada domingo, aprender algo que contribua para nosso fortalecimento como ser humano, pois consequentemente impactará em todos os papéis que abraçamos na nossa vida, incluindo o da liderança.
Gostaria de encerrar este artigo especial expressando meu profundo agradecimento à Patrícia Reis, coordenadora da revista, que me fez o convite e me abriu esta oportunidade de troca e de aprendizagem e a toda a equipe do Diário da Região pelo apoio constante e pela confiança no meu trabalho como colunista! E a você que me acompanha aqui aos domingos e que dá sentido para esta coluna de fato existir. É muito gostoso e recompensador sempre que recebo mensagens e vejo como a coluna entra na vida de tantas pessoas. Hoje celebro e agradeço por estas importantes conquistas!