Tamanho da fonte

SMART HOME: AUTOMAÇÃO E INTEGRAÇÃO

COLUNA | BEM MORARSMART HOME: AUTOMAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Casa inteligente ou “smart home” é a nova tendência na arquitetura e consiste em um sistema inteligente com o objetivo integrar, automatizar e controlar todos os aparatos elétricos por um controle, seja pelo smartphone ou plugue.

Há na memória coletiva, dos desenhos da infância como os Jetsons, um vislumbre do que seria o futuro e ele chegou. Com a domótica que surgiu da fusão de “domus”, que significa “casa” em latim, com robótica, ligada ao ato de realizar ações automatizadas. A automação residencial deve ser globalmente inteligente, por isso, deve funcionar como um sistema que facilita os processos e aumenta a segurança.
Essa tecnologia nasceu nos anos 1980, mas desde então vem sendo atualizada e renovada. Alguns exemplos de como você pode aplicar essa tecnologia:

Iluminação: com os dispositivos inteligentes para residências, é possível automatizar a iluminação de acordo com a luz natural ou sensores de presença. Criar ambientes específicos para assistir a filmes ou reunir amigos para dançar, entre outros.

Segurança: é possível detectar vazamentos, pequenos incêndios ou invasões. Além disso, é possível ver o que as câmeras estão captando e tomar providências mesmo a distância.

Persianas e cortinas: é possível definir o horário que você deseja que as suas cortinas abram, para o seu despertar ser mais natural, sem despertador sonoro.

Controle de temperatura: pode definir a temperatura que mais lhe agrada durante o dia. Pode ligar o ar–condicionado mesmo antes de chegar em casa para que o clima esteja ideal.

Os sensores de presença são uma opção voltada para a segurança e funcionam como um alarme, identificando a presença de pessoas em um determinado ambiente. Fechaduras inteligentes dispensam o uso de chaves e operam por meio de tecnologias como a biometria, sensor de presença e controle wireless.

No sistema wireless, por exemplo, o usuário pode realizar os comandos diretamente no aplicativo do dispositivo, mesmo a distância.

A longo prazo, com os aparelhos inteligentes, é possível ter mais economia porque as luzes, os ares–condicionados, portões e outros aparelhos elétricos ligam e desligam automaticamente, diminuindo acidentes além de muita praticidade e economia de tempo. Esses sistemas não possuem um software supercomplexo de operar, são aplicativos supersimples acessíveis a qualquer pessoa.

São muitas vantagens e além de todas, há a inegável valorização do imóvel integrado e automatizado, pois as pessoas estão buscando cada vez mais por qualidade de vida e por casas que sejam práticas e confortáveis.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.
Revista digital