A ERA DO LIFESTYLE EDITADO
Cada detalhe da vida cotidiana está escancarado para o mundo: exercícios, corpos, alimentação, roupas, viagens, shows, as casas, tudo se tornou vitrine e evento a ser compartilhado, suscetível à aprovação digital. Em busca da perfeição absoluta, impulsionada por likes, a edição tornou-se algo trivial, com filtros e efeitos que manipulam imagens e filmes a um nível inalcançável no mundo real com a ajuda da IA.
A vida que é postada, recortada e editada, tem como objetivo a exibição da perfeição e distancia-se dos erros ou defeitos que criam a singularidade. Este lifestyle, para se materializar, se insere num contexto de validação permanente, gera uma busca de transformação de corpos, mentes e espaços. O movimento crescente impõe que a impecável ambientação seja projetada para se encaixar perfeitamente em publicações, deixa de ser refúgio, torna-se apenas invejável e instagramável.
O significado de lar em consonância com a essência, personalidade e estilo do morador é feita para fruição, improvisos e bagunça do cotidiano, não é um cenário ou vitrine impecável para os outros. Há uma profusão de tendências replicadas, plastificadas e sem contexto que criam o aspecto de showroom de loja, onde cores e objetos se repetem com a finalidade de se adequarem a um padrão ou nicho elitizado.
Vários estudos evidenciam a grande ansiedade que a superexposição pode gerar e a repercussão do senso de inadequação que a comparação constante cria, seja no estilo de vida ou no consumo de objeto e serviços. As casas devem ser vivas, afetuosas e repletas de significado, muito distante da projeção publicitária insipida e monótona. A vida que vale a pena acontece sem programação ou efeitos especiais, contém deslizes, imperfeições e está fora das telas. Sempre há tempo de rever a direção e ajustar as velas para resgatar o lar que nos abraça, aquece e aconchega quando não há nenhum espectador.
Arquiteta Deise Costa
Possui formação em Direito e Arquitetura e Urbanismo, pós em: Tratados Internacionais de Direitos Humanos (UNISUL), Políticas Públicas em Qualidade Ambiental Urbana (FAMERP) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (FGV). Escritório especializado em projetos sustentáveis, residenciais, comerciais e urbanísticos. Participa de exposições artisticas e faz curadoria de arte. @deisecosta.arq https://arquitetadeisecosta.com.br/