Tamanho da fonte

RETRAÇÃO OU RECESSÃO GENGIVAL

ArtigoRETRAÇÃO OU RECESSÃO GENGIVAL
Metade da população global, com idades entre 18 e 65 anos, apresenta retração gengival em pelo menos um dente ou implante

Praticamente todos os dias somos questionados e comunicados nos atendimentos clínicos sobre um problema que há muitos anos está no topo das discussões em palestras, cursos e congressos. Estamos falando das retrações gengivais, situação que pode acontecer não só nos dentes naturais com ou sem próteses, como também nos implantes de titânio que substituíram dentes perdidos ou ausentes.

Estima-se que cerca da metade da população mundial, entre 18 e 65 anos, tenha pelo menos um dente ou implante com retração gengival. Além disso, aproximadamente uma em cada 30 pessoas com mais de 30 anos apresenta pelo menos dois desses dentes com o problema.

Se me perguntarem o que é uma retratação gengival, eu responderia que é uma patologia “par” – ela sempre tem, de mãos dadas com ela, o osso que ela cobria. Para a gengiva retrair primeiro você perde o osso, depois a gengiva retrai, por isso nunca você vai ver uma gengiva retraída expondo o osso.

O periodontista, especialista que previne e trata as doenças gengivais ao redor de dentes e implantes, recebe as pessoas já com as retratações instaladas e as preocupações iniciais dos pacientes são as mesmas: estética, quando a linha do sorriso é média e alta, mostrando a raiz do dente no sorriso aberto, dor com variações térmicas (frio e calor), químicas (alimentos ácidos) e o próprio ácido que nosso organismo produz proveniente da placa bacteriana.

Se você entendeu até aqui, vai concluir que se quiser fazer prevenção da retração gengival vai fazer a pergunta para si mesmo: quais são as ações que tenho que criar para fazê-las rotineiramente para não perder o osso em que meus dentes e implantes estão ancorados na maxila e na mandíbula?

Você pode perder esse osso basicamente por problemas sistêmicos (precisa de um médico para acompanhá-lo) um nutricionista (vai criar uma dieta que ajude no seu metabolismo ósseo) gengivite e periodontite (precisa remover a placa bacteriana na sua higiene oral - um corante de placas na sua causa vai ajudá-lo a acertar o alvo), problemas oclusais (mordida errada), mal posicionamento do dente ou implante no arco (o dente ou implante precisa ter osso em toda sua circunferência – com a ajuda dos alinhadores ortodônticos - é possível melhorar esta posição).

Existindo as condições acima, os enxertos gengivais nas retrações tem resultados muito bons e duráveis, tanto em dentes quanto em implantes.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.
Revista digital