MAGNÉSIO: TIPOS E FUNÇÕES
Embora muitos alimentos, como vegetais de folhas verdes, legumes, nozes e sementes contenham magnésio, estima-se que de 50 a 75% das pessoas no mundo ocidental não atendem às suas necessidades de magnésio com a dieta.
Existem muitas formas de magnésio quelato ou não quelato transportados para tecidos e órgãos específicos, com a finalidade de serem melhor utilizados.
Magnésio quelado-glicinato ou bisglicinato de magnésio é resultante da união de uma ou duas moléculas de glicina com o magnésio. É um das formas mais biodisponíveis, absorvíveis e seguras de magnésio. É indicado para corrigir deficiência de magnésio no organismo, promover a função cerebral, a saúde muscular, óssea, cardiovascular, relaxamento, ansiedade, depressão, estresse e insônia.
O magnésio citrato é a forma do magnésio vinculado com o ácido cítrico, encontrado naturalmente em frutas cítricas, com sabor ácido e azedo. Ele é usado para reabastecer o nível de magnésio no corpo, atuar como calmante, ansiolítico e depressão. Devido ao seu efeito laxativo, pode ser usado em altas doses para tratar constipação intestinal.
Óxido de Magnésio é um sal que combina magnésio com oxigênio. Ele é pouco absorvido pelo trato digestivo e é usado para aliviar queimação, azia, constipação.
O carbonato de magnésio é formado por adição de dióxido de carbono, indicado para gastrite, úlcera, refluxo gastro-esofágico. Ao entrar em contato com ácido clorídrico, transforma-se em cloreto de magnésio (adição de cloreto). Como ele é bem absorvido pelo trato gastrointestinal, pode ser utilizado para ajudar a repor a deficiência de magnésio, fortalecer o sistema imunológico e os músculos.
Magnésio lactato é o sal formado quando o magnésio liga com o ácido lático. Ele ajuda na melhora da função dos sistemas nervoso, digestivo e cardiovascular, fadiga, letargia, irritabilidade, náuseas.
O dimalato ou malato de magnésio é o resultado da adição de ácido málico encontrado em frutas (maçã, pera, cereja, mirtilo, romã). Como ele é bem absorvido pelo trato gastrintestinal, é uma opção para regular o nível de magnésio no corpo, e atua como coadjuvante na fibromialgia, síndrome de fadiga crônica, insônia.
O magnésio taurato contém o aminoácido taurina. Ele pode ajudar na regulação da glicemia, na proteção de doenças cardiovasculares, ativação dos músculos.
O magnésio L-treonato é um sal formado pela mistura de magnésio com o ácido treonico, substância derivada do metabolismo da vitamina C. Ele é bem absorvido e efetivo para aumentar a concentração de magnésio no cérebro. Ele é usado para potencializar as funções cerebrais, e com isto, melhorar memória, depressão, doenças neurodegenerativas.
O magnésio sulfato é formado pela combinação de magnésio, enxofre e oxigênio. Ele pode ser usado para tratar constipação intestinal e quando dissolvido em água é usado de forma típica para a melhora de dor muscular e estresse.
O magnésio orotato é associado com ácido orótico. Ele é facilmente absorvido e pode auxiliar na promoção da saúde cardíaca, na produção de energia e indicado para atividade física.
Não existe um tipo de magnésio que é melhor ou mais completo. A suplementação de magnésio pode ser útil para repor os níveis do mineral no organismo, quando houver deficiência ou desequilíbrio.