ENXOFRE
O enxofre (significa pedra ardente) depois do cálcio e do fósforo, é o mineral mais abundante no corpo humano. O cheiro característico de enxofre é o odor típico (ovo podre) de um dos seus compostos, o sulfeto de hidrogênio. Junto com o hidrogênio, dióxido de carbono e o nitrogênio, o enxofre é utilizado como bloco de construção da vida e para produção de energia.
O enxofre está presente em muitos aminoácidos como: cistina, cisteína, metionina e glutationa, responsáveis por formar as proteínas das células, tecidos, hormônios, enzimas e anticorpos. Ele é componente essencial das vitaminas B1, B5 e B7 (são cruciais para o metabolismo, crescimento, reparação, desenvolvimento hormonal, imunidade, saúde do cabelo, da pele e das unhas.
Um dos efeitos mais importantes dos aminoácidos sulfurados como a metionina e cisteína é atuar como precursores na síntese de proteínas e de glutationa (para promover a destoxificação orgânica).
O enxofre ajuda na construção e reparo do DNA, na regulação da expressão dos genes, na proteção das células contra o estresse oxidativo, auxilia na metabolização dos alimentos. Ele fortalece a imunidade, tem efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos, antioxidantes, que contribui para a prevenção do diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, câncer. O enxofre regula o metabolismo da glicose, a produção de insulina, reduz o LDL (lipoproteina de baixa densidade), auxilia no transporte de minerais, potencializa a ação das vitaminas, é usado para limpeza intestinal, apresenta ações antimicrobianas (fungicidas, parasiticida).
O enxofre tem o poder de inibir o crescimento de vários tipos de câncer (mama, próstata, gastrointestinal, pulmão, fígado) por interromper o crescimento e induzir a apotptose das células displásicas, além de prevenir metástases.
Nas doenças dermatológicas o enxofre tem sido usado para tratar caspa, eczema, dermatite, rosácea e psoríase, melhorar a cicatrização das feridas, proteger contra as radiações. As terapias com águas sulfurosas melhora doenças de pele, osteoartrite e a inalação do enxofre em aerossol melhora doenças respiratórias.
O enxofre auxilia na produção de ácidos biliares, ossos, dentes, pele, colágeno, tendões, ligamentos, insulina (ajuda na regulação da glicose no sangue).
A deficiência de enxofre pode comprometer a imunidade, desencadear doenças inflamatórias crônicas, as unhas e cabelos quebradiços e a pele sem viço.
As indicações terapêuticas do enxofre são: antienvelhecimento; antioxidante (reduz estresse oxidativo); ação desintoxicante para álcool, fumo e drogas; doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide, osteoartrites, miopatias, fibromialgias e as miocardiopatias; a quelação de metais pesados; depressão, esquizofrenia, Parkinson e Alzheimer; como; tratamento de alergias; antiparasitário e anti-fúngico.
Os alimentos ricos em enxofre são: carnes, frangos, peixes e frutos-do-mar, ovos, leite e derivados, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico), castanhas e sementes (amêndoas, castanha do Brasil, nozes, semente de abóbora, girassol, chia, gergelim), frutas secas (damasco, uvas-passas, figo, pêssego), vegetais (aspargos, couve, rúcula, couve-flor, brócolis, repolho, cebola, cebolinha, alho, alho-poró, rabanete, nabo), grãos (aveia, trigo, cevada), condimentos (ginseng, mostarda), bebidas (vinho, leite de coco, suco de uva e tomate).