Tamanho da fonte

DIETA VEGETARIANA

ArtigoDIETA VEGETARIANA

A dieta vegetariana prioriza os alimentos que vêm das plantas e tem como preceito a abstenção de alimentos como carne, peixe e aves. As pessoas costumam adotar a dieta vegetariana por razões de saúde, cunho pessoal, filosófico, religioso, questões éticas (como respeito a integridade e vida dos animais), por razões ecológicas (devido à grande emissão de gases, as mudanças climáticas, ao uso de grandes recursos naturais, como água, energia).

Há várias formas de vegetarianismo: lacto-ovo-vegetarianismo (elimina o consumo de carne, peixe e aves, mas permite o leite e seus derivados e ovos), lacto-vegetarianismo (elimina carne, peixe, aves e leite e derivados, mas permite o consumo de ovos), dieta pescetariana (elimina a carne e aves, permite o uso de peixes e eventualmente, leite e laticínios, ovos), flexitariana (tem com base a dieta vegetariana e ocasionalmente carne, peixe ou aves) e frutarismo (permite apenas frutas, nozes, sementes).

Os benefícios para a saúde da dieta vegetariana são devidos a quantidade de fibras, melhora do trânsito intestinal, facilita a perda de peso, pode diminuir o risco de câncer, divertículos, cálculos biliares e gota, estabiliza e reduz os níveis de açúcar no sangue e o controle do diabetes, promove a saúde cardiovascular, o controle da pressão arterial, além de reduzir o nível de colesterol total e de LDL.

Os potenciais riscos dos adeptos aos vegetarianos são: apresentar deficiência de nutrientes encontrados nos alimentos de origem animal, como proteínas, cálcio, ferro, iodo, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina D.

As melhores opções de alimentos nutritivos para os vegetarianos são: ovos, leite, legumes, grãos integrais, nozes e sementes, frutas, gorduras saudáveis (azeite de oliva, castanhas, sementes de linhaça, chia, algas, abacate). A proteína é essencial para a construção, reparação dos tecidos, fortalecimento da imunidade, formação de hormônios e neurotransmissores. As melhores fontes de proteínas são encontradas nas leguminosas; castanhas e nozes; sementes de girassol, abóbora; grãos integrais: quinoa, amaranto, aveia, cevada. O ferro é um mineral de grande importância para a formação de células sanguíneas e transporte de oxigênio pelas hemácias para todos os tecidos, síntese de DNA, proliferação e reparo celular, produção de energia. A combinação de alimentos ricos em vitamina C e ácidos alimentares contidos nas frutas e vegetais ajuda na absorção do ferro. As fontes abundantes em ferro são: os grãos integrais, as leguminosas, tofu, vegetais de folhas verdes, frutas secas. O cálcio é vital para os ossos, nervos, músculos. Boas fontes de cálcio são: laticínios, gergelim, tofu, verduras verdes, leguminosas, amêndoas e castanhas do Pará. O iodo é fundamental para a produção dos hormônios tireoidianos, para o crescimento, energia, desenvolvimento do cérebro e ossos na gravidez e na primeira infância. As fontes de iodo são: laticínios, ovos, algas marinhas, sal iodado. A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal. Ela está envolvida na formação das células sanguíneas, na formação e funcionamento do sistema nervoso. As fontes de vitamina B12 para vegetarianos pode ser encontrados nos laticínios, ovos, pólen de mel. O zinco participa na divisão celular, expressão e transcrição genética, crescimento e desenvolvimento, como estabilizador de membranas e componentes celulares, como antioxidante e anti-inflamatório, da saúde da pele, imunidade e cognição. O zinco pode ser encontrado nas castanhas, tofu, missô, leguminosas, germe de trigo, grãos integrais.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.
Revista digital