CRIANÇADA, JÁ PARA A ESCOLA!
O início da escolarização dos filhos sempre gera ansiedade e expectativas. O primeiro desafio é escolher a escola e então começar a pesquisar, fazer visitas e tentar entender o “pedagogês” e a diversidade das propostas educacionais.
Nessa situação você está com mil inseguranças e preocupações, mas precisa saber que aquele momento de cortar o cordão umbilical assim que seu bebê nasceu foi o único fácil e indolor. Virão outros e a cada corte, da infância até a fase adulta, serão mais preocupações. Por isso, comece a trabalhar o seu equilíbrio, seja forte e deixe o seu bebê crescer.
Após avaliar questões práticas como localização, horários, despesas, organização da vida familiar e decidir entre os sistemas público ou privado de ensino, selecione as escolas que pretende visitar e observe:
Espaços e condições físicas:
tamanho das salas e número de alunos;
organização, limpeza e condições dos espaços e materiais;
segurança.
Recursos humanos:
formação dos professores e monitores;
quantidade de profissionais em relação ao número de alunos;
capacitação da equipe em primeiros socorros conforme a Lei 13.722/2018.
Proposta pedagógica e valores:
Família e escola devem cultivar os mesmos princípios. A prática pedagógica deve alicerçar e construir as aprendizagens em parceria com a conduta familiar. A confiança mútua entre pais e escola é fundamental para o desenvolvimento pleno da criança.
Crianças com deficiências e autismo – Lei 13.146/2015
Além de tudo o que já foi mencionado:
Não omita a informação sobre a deficiência/autismo.
Verifique se há profissional de apoio para auxílio em alimentação, higiene e locomoção (Lei 13.146/2015) e acompanhante especializado para auxílio em atividades e socialização de autistas (Lei 17.798/2023 – SP).
Observe se há acessibilidade e recursos adaptados além do Plano de Ensino Individualizado. (PEI). Também é direito o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede pública ou na escola particular.
Não pode haver cobrança extra pelos apoios e proibida a recusa de matrículas para alunos com deficiências e autismo tanto em escola pública quanto particular.
Sua criança tem direitos, mas o acolhimento e a empatia são fundamentais para pessoas com ou sem deficiência. Se não perceber isso numa escola, procure outra.
Se a criança tem deficiência grave, necessita de apoios pervasivos e você busca por uma instituição especializada, ela deve estar matriculada no Ensino Fundamental I, passar por triagem e aguardar vaga. O ingresso é muito criterioso porque a prioridade é a inclusão no sistema regular de ensino.
Para iniciar a caminhada rumo ao conhecimento de um mundo e de si mesmas, as crianças precisam ser conduzidas pela família e a escola em parceria. Não sejamos obstáculos, mas a segurança e a paz que elas precisam para tornar esta, uma jornada incrível!