Mais conhecida como a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é super convidativa também no outono, quando a temperatura agradável proporciona aos turistas um frio mais suportável e com pouca chuva. Os apaixonados por paisagens serranas ficarão surpresos ao ver o charmoso cenário outonal da cidade, misturando tons de vermelho, amarelo, verde e roxo das folhas secas caídas de árvores. Como Campos do Jordão é uma das cidades mais procuradas no inverno, antecipar uma visita para o outono garante lugares menos cheios e melhores preços!
Paraty (RJ)
A bucólica Paraty tem tudo para entrar no seu roteiro de férias durante o outono. Chove bem pouco nesta época, o que permite explorar o centrinho histórico com mais tranquilidade. O destino proporciona caminhar por ruas de paralelepípedos observando as belas construções arquitetônicas do século XVIII, o que ajuda a entender o tombamento do espaço pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A tradicional Festa do Divino começa em 19 de maio, deixando a cidade toda colorida e enfeitada. E, com a baixa incidência de chuvas, dá até para pegar uma praia!
Jalapão (TO)
Ao longo do outono, o Jalapão e suas paisagens deslumbrantes, principalmente depois do mês de maio, ganha uma temperatura um pouco mais amena e uma rica vegetação toda verdinha, fazendo qualquer turista se apaixonar à primeira vista. É neste período que começa a seca na região. Portanto, dunas, praias de rio, piscinas naturais e cachoeiras ficam ainda mais bonitas de se ver durante este período do ano. Ainda assim, vá preparado! A temperatura média do Jalapão no outono fica entre os 14° e 20°, sendo que dificilmente chove.
Florianópolis (SC)
As praias de Santa Catarina, entre elas as da capital do estado, Florianópolis, também são uma boa pedida no outono, e por vários motivos. Um exemplo: apesar de a cidade catarinense receber mais turistas ao longo do verão, esta época do ano garante vários dias de sol bem forte, o que permite ao visitante curtir um vasto litoral com o diferencial de não ter uma multidão de turistas dividindo as concorridas areias. Ainda é possível aproveitar a conhecida Lagoa da Conceição, além dos seus famosos restaurantes e bares badalados.
Foz do Iguaçu (PR)
As espetaculares Cataratas do Iguaçu ficam em Foz do Iguaçu e atraem milhares de brasileiros e estrangeiros durante o ano inteiro. Contudo, é no outono que o número de visitantes diminui, tornando a experiência ainda mais agradável. Os meses de março e junho compreendem o período de baixa temporada, quando o turista pode fugir das grandes filas para tudo, inclusive disputar um bom lugar perto da Garganta do Diabo. Além disso, as demais atrações da cidade podem ser aproveitadas sem a necessidade de encarar aquela superlotação de viajantes.
Gramado e Canela (RS)
As duas cidades vizinhas são destinos para uma viagem conjunta e proporcionam ótimas opções no outono. Os preços nesta época costumam ser bem mais camaradas do que no inverno, e as temperaturas estão mais amenas, perfeitas para passeios ao ar livre. O visitante tem a oportunidade de aproveitar vinhos, chalés e fondues sem gastar tanto quanto na alta temporada. O clima europeu da região continua em evidência no período, além da arquitetura inspirada no estilo alemão, com folhas secas das árvores apresentando uma cor avermelhada, um charme sem igual!