OS BENEFÍCIOS DOS SUCOS DETOX NO PÓS-FESTAS
Depois dos exageros típicos das festas de fim de ano, os sucos detox podem ser bons aliados para a recuperação do organismo após o consumo de comidas gordurosas, doces e bebidas alcoólicas. “Além de ser uma opção saudável e refrescante, os sucos detox auxiliam na hidratação, repondo líquidos e minerais perdidos, estimulam a renovação celular, fornecem energia e melhoram a digestão, contribuindo para a regulação do trânsito intestinal, ajudando a eliminar as toxinas acumuladas”, explica a nutricionista Havani Alonso.
“Por serem ricos em água, os sucos detox não só ajudam na hidratação, mas também favorecem o bom funcionamento dos rins e do fígado, além de possuírem ação anti-inflamatória e outros inúmeros benefícios à saúde”, acrescenta o docente da área de gastronomia e alimentação do Senac de Rio Perto, Edson Fernando da Costa.
No entanto, segundo o especialista, apesar de trazerem benefícios reais ao organismo, os sucos detox devem ser consumidos de forma equilibrada e como parte de uma alimentação saudável. “Nenhum alimento ou bebida isolada fará milagres. O efeito de ‘desintoxicação’ é, na verdade, o resultado de um estilo de vida saudável, como um todo. Eles não devem ser considerados substitutos de refeições balanceadas”, afirma Costa.
O nutricionista Leandro Paulino reforça que para oferecer benefícios os sucos detox devem ser associados a uma dieta equilibrada. “Essas bebidas não devem ser utilizadas como a única fonte de nutrientes e não devem substituir as refeições principais”, afirma, completando que a recomendação “é ingerir de um a dois copos, evitando o consumo excessivo, que ultrapasse um litro por dia. A frequência deve ser ajustada com base nas condições de saúde e estilo de vida”.
Costa alerta que beber sucos detox em excesso, especialmente com ingredientes ricos em fibras e diuréticos, como pepino e melancia, pode causar desconforto intestinal ou aumento excessivo da produção de urina. “O ideal é consumir com equilíbrio e moderação para que o organismo tenha tempo de absorver e processar os nutrientes”.
Ingredientes:
1 maçã
1 cenoura
2 cm de gengibre
1/2 limão
1/2 abobrinha
1/4 xícara de água
Folhas de hortelã
Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador
Coe e beba imediatamente
Fonte: Nutricionista Havani Alonso
Frutas: limão, laranja, maçã, mirtilo, açaí, melão, abacaxi, melancia, morango
Vegetais: cenoura, beterraba, abobrinha, pepino
Ervas: hortelã, gengibre, cúrcuma, chá-verde
Verduras: couve, brócolis, espinafre
Grãos: chia, linhaça
Combinações específicas:
Limão + gengibre + hortelã
Maçã + cenoura + abobrinha
Açaí + mirtilo + chia
Laranja + pepino + hortelã
Melancia + Gengibre + Morango + Beterraba
Limão + Gengibre + Cenoura + Chá Verde
Espinafre + Laranja + Melão + Brócolis
Abacaxi + Couve + Hortelã + Gengibre
Maçã + Pepino + Couve + Limão
Obs. Beba dentro de 30 minutos após preparo
Fontes: Nutricionistas Havani Alonso e Leandro Paulino