Você sabe o que são picos de glicose no sangue? Também chamados de hiperglicemia, os picos de glicose são o aumento do nível de açúcar no sangue, acima do normal. Na prática, segundo especialistas ouvidas pela Bem-Estar, ter hiperglicemia não significa ter diabetes. No entanto, o nível de açúcar no sangue em níveis elevados, em alguns casos, pode causar sintomas e alertar para a necessidade de um acompanhamento médico, com mudanças de hábitos e prevenção de complicações.
A médica de Comunidade e Família da Unimed Aline Zazeri Leite explica que a hiperglicemia pode ocorrer em pessoas saudáveis após o consumo de alimentos ricos em carboidratos ou com alto teor de açúcar. “E não indicam, necessariamente, que esta pessoa tenha diabetes”, afirma. Por outro lado, a médica ressalta que a ocorrência frequente dos picos de glicose deve ser sim investigada, “pois a hiperglicemia frequente e crônica pode ser sim um sinal de diabetes”, afirmou. Isso porque, a doença, caracterizada pela incapacidade do organismo em degradar a glicose, também causa aumento de açúcar no sangue.
Segundo Aline, a hiperglicemia não ocorre em todos os casos, o que significa que a predisposição varia de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores. “Como genética, pois algumas pessoas são geneticamente mais propensas a desenvolver a resistência insulínica, como também hábitos de vida, com dieta rica em carboidratos, açúcares e falta de atividade física”, elenca.
Sintomas
A hiperglicemia, geralmente, não apresenta sintomas por ser comum e não significar, necessariamente, um problema de saúde. Porém, se a glicose estiver muito elevada, o alto nível de açúcar no sangue pode levar o paciente a ter algumas queixas, como sede excessiva, aumento da frequência urinaria e visão turva. “Em casos mais graves, pode apresentar confusão mental, dificuldade de cicatrização e perda de peso inexplicável”, alerta Aline.
Nestes casos, de acordo com Aline, é necessário procurar acompanhamento. “Se você estiver apresentando qualquer um desses sintomas descritos acima, é importante procurar seu médico a fim de fazer uma avaliação e verificar se, de fato, é hiperglicemia ou se você se encaixa nos critérios de diagnósticos de diabetes”, alertou. Segundo Aline, independentemente dos sintomas, é importante ter hábitos de vida saudáveis. “Como dieta equilibrada e prática regular de atividade física para prevenir qualquer tipo de doença crônica como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares”, conclui.
