Viver bem é o novo luxo: imóveis que promovem saúde, lazer e bem-estar
Em um mundo onde o tempo livre é cada vez mais precioso, na hora de escolher onde morar muitas pessoas têm procurado imóveis que facilitam o acesso a uma vida mais saudável, priorizando a prática de exercícios físicos, lazer e bem-estar. Mais do que simples residências, essas moradias oferecem espaços dedicados à vida ao ar livre, com áreas verdes que promovem a conexão com a natureza, além de trilhas e pistas para caminhada e corrida, ciclovias, academias, piscinas e quadras esportivas.
Atrativos como esses não apenas valorizam o imóvel e, consequentemente, a região, como também oferecem um estilo de vida que reflete o máximo de conforto para momentos de descanso e relaxamento após um dia exaustivo de trabalho, tornando a casa um refúgio pessoal projetado para satisfazer todas as necessidades dos moradores, aliando conforto e funcionalidade, sem abrir mão da privacidade.
No mercado imobiliário de Rio Preto, o que não falta são opções de empreendimentos de alto padrão com essas características. “A demanda por imóveis com infraestrutura para atividades e lazer tem aumentado muito, devido à qualidade de vida que as pessoas estão buscando. Além da segurança que um condomínio proporciona, as pessoas estão cada vez mais interessadas nas comodidades que ele tem a oferecer, como academia, campo de futebol, quadra de tênis e piscina”, afirma o corretor de Imóveis, Guilherme Neilly.
Segundo Neilly, na cidade, os imóveis mais procurados estão localizados tanto na zona leste (região dos Dahmas) quanto na zona sul, que, atualmente, é uma das áreas que mais valorizam. “Ao buscar um imóvel com ampla infraestrutura e opções de lazer, o comprador deve estar atento à localização, pois há lugares que valorizam muito mais em comparação a outros.”
“Os jovens e as famílias com crianças são os principais interessados nesse tipo de imóvel”, destaca a proprietária e corretora da Lucas Imóveis, Zezé Lucas. A profissional reforça que, além do quesito segurança, as pessoas têm buscado cada vez mais comodidade e otimização de tempo, priorizando moradias com acesso a áreas de lazer e academia, visando o bem-estar e uma rotina mais saudável.
“Temos hoje em São José do Rio Preto as novas construções em condomínios fechados, tanto verticais quanto horizontais, que oferecem os mais variados espaços de lazer, incluindo um belo campo de golfe na zona sul. O Quinta do Golfe conta até mesmo com um restaurante para os moradores. Temos a região dos Dahmas, que foi um marco para a cidade e continua sendo, além dos prédios residenciais de altíssimo padrão, que valorizam cada vez mais a região onde estão localizados, gerando empregos e movimentando a economia local”, conclui o corretor Florisvaldo Salvione, da Salvione Imóveis e Construções.
Segurança e privacidade: preferência por imóveis com segurança reforçada, como portarias 24 horas e câmeras, além de ambientes que garantem maior privacidade e tranquilidade.
Espaços integrados e bem planejados: valorização de projetos que conectam ambientes internos e externos, como varandas gourmet e hortas comunitárias, promovendo convivência e contato com a natureza.
Saúde e bem-estar mental: busca por espaços tranquilos, com boa ventilação e áreas para práticas de relaxamento e meditação, visando um equilíbrio mental e fuga do estresse urbano.
Sustentabilidade e eficiência energética: preferência por empreendimentos com práticas sustentáveis, como uso de materiais eco-friendly, energia solar e coleta de água da chuva, contribuindo para a preservação ambiental e qualidade de vida a longo prazo.
Comodidade e acessibilidade a serviços: proximidade de serviços essenciais, como supermercados, escolas e transporte público, tornando o dia a dia mais prático e menos estressante.
Fonte: Arquiteta Gabriela Lemos