Os benefícios de um spa para os pés
Os cuidados com os pés, muitas vezes negligenciados, são essenciais para o bem-estar físico, mental e emocional. São eles que suportam o peso do corpo, mantêm o equilíbrio e a postura adequada, além de serem fundamentais para a locomoção. No entanto, recebem raramente a atenção que merecem. Uma maneira eficaz de priorizar esse cuidado é investir em sessões regulares de spa para os pés, que não apenas proporcionam atenção e tratamento a essa parte essencial do corpo, mas também oferecem uma série de outras vantagens que vão além do aspecto físico.
No HM Beauty Lounge, de Rio Preto, esse é um dos procedimentos mais procurados nesta época e pode ser feito juntamente com o pedicure tradicional. Inclui higienização, esfoliação, remoção de células mortas, descamações, rachaduras e calosidades superficiais, além de massagem e hidratação. “Além de melhorar o ressecamento já na primeira sessão, também alivia as dores e estimula a circulação, proporcionando um relaxamento imediato. Quando termino, é muito comum ouvir que aquele foi ‘o melhor momento do dia da pessoa’, e fico feliz em saber que, além de deixar minhas clientes bonitas, estou contribuindo para o bem-estar delas, tornando a rotina um pouquinho melhor”, comenta Aline Ribeiro, profissional do salão.
Outro serviço bastante procurado no HM é o escalda-pés, uma técnica antiga que consiste em deixar os pés imersos em água quente com sal grosso, ervas e óleos, mas que continua fazendo muito sucesso, inclusive entre o público masculino. “Temos muitos homens que vinham apenas para fazer pedicure e, ao verem outras clientes realizando o procedimento ou ouvirem comentários de suas esposas, começaram a se interessar também”, destaca Aline.
O especialista em marketing digital, Juliano Abocater, é um deles. “Sempre tive o costume de fazer pedicure, mas agora, com o escalda-pés, é uma nova experiência. Além de proporcionar relaxamento imediato, às vezes tenho a impressão de que também renova as energias. É realmente uma delícia.”
Aline explica que o escalda-pés é extremamente relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação e suaviza a pele dos pés, especialmente da sola. Além disso, ajuda a reduzir o inchaço, sendo especialmente benéfico para quem passa longas horas em pé, usa muito sapato social, pratica esportes de alto impacto ou sofre com desconforto nos membros inferiores. “É interessante ver que os homens também têm se dedicado cada vez mais aos cuidados pessoais.”
No Bioma Silvio Amaral, além do spa dos pés, que pode ser realizado semanalmente conforme avaliação e necessidade, um dos tratamentos mais procurados é a reflexologia, feita com ervas e água morna. “Esse procedimento ajuda muito no cansaço, proporciona relaxamento, auxilia na drenagem, melhora o sono, acalma, reduz o inchaço e promove bem-estar, além de ativar a circulação. É um tratamento que eleva significativamente os níveis de relaxamento e bem-estar. Dura cerca de 45 minutos e pode ser feito semanalmente, sem restrições. Todos podem aproveitar seus benefícios, inclusive gestantes, pois proporciona alívio para as pernas e os pés”, afirma a reflexologista e podóloga Vanderfelice Ribeiro.
A arquiteta Ana Lívia Costa, sempre que está no Bioma, aproveita a oportunidade. “Amo fazer a reflexologia. Gosto muito de combiná-la com tratamentos para o cabelo, pois é uma sensação de relaxamento e calma. Sinto que minhas pernas ficam muito leves e também durmo muito melhor quando faço. Todos deveriam ter esse privilégio de viver um momento tão leve e cuidar da alma”.
Para manter os pés bonitos e evitar o ressecamento, especialmente pelo uso de sapatos abertos, o ideal é realizar o protocolo uma vez por mês e continuar aplicando creme hidratante em casa sempre que possível.
Devido aos produtos utilizados na remoção das calosidades superficiais, o spa dos pés não é recomendado para gestantes, nem para pessoas com diabetes ou câncer.
Para a remoção de calosidades profundas, é aconselhável buscar a ajuda de um podólogo.
Fonte: Aline Ribeiro, profissional do HM Beauty Lounge
O escalda-pés é algo que também pode ser feito em casa, com o auxílio de uma bacia com água bem morna, destaca a manicure terapeuta podal Isadora Magalhães, que atende exclusivamente no Espaço Beleza e Cia. “Basta adicionar uma erva, que pode ser camomila, por exemplo, juntamente com sal grosso, e imergir os pés até o tornozelo”.
Isadora explica que, no salão, além da camomila, são usadas outras ervas calmantes, como lavanda, melissa e cava-cava. A imersão acontece de 20 a 45 minutos, dependendo da patologia do cliente, e é finalizada com uma reflexologia, que consiste em estímulos podais na planta dos pés. “O escalda-pés ajuda no retorno venoso de baixo para cima. Quando são adicionados óleos essenciais, isso se torna uma solução paliativa para melhorar a ansiedade, o estresse e até mesmo a dor muscular, proporcionando alívio imediato.”
A profissional ressalta que o procedimento pode ser feito de duas a três vezes por semana, de acordo com a necessidade. Todos podem realizá-lo, mas não é recomendado para pessoas que apresentam alergia dermatológica.