Em um mundo onde os conflitos e as desigualdades ainda marcam o cotidiano de muitas pessoas, iniciativas que apostam na empatia, no diálogo e na convivência saudável ganham ainda mais relevância. É com esse propósito que atua a Associação Bem Comum (ABC), organização da sociedade civil fundada em 19 de setembro de 2019, em Rio Preto. Nascida do Eixo Social do Núcleo de Práticas Restaurativas da comarca local, a instituição vem se consolidando como um importante espaço de acolhimento, formação e transformação social.
A associação surgiu com a proposta de operacionalizar ações direcionadas à prevenção e resolução de conflitos. Desde sua criação, a instituição estabeleceu parcerias importantes, como com a Vara da Infância e Juventude e a Vara da Violência Doméstica. “Nossa missão é promover ações a fim de minimizar as consequências da violência em todo ciclo que envolve mulheres, homens, crianças, adolescentes e idosos”, explica Gabriela Lopes Xisto, auxiliar administrativa e porta-voz da Associação Bem Comum.
A ABC promove várias ações que estimulam o diálogo, a escuta ativa e o respeito mútuo. “Temos vários projetos que em andamento, como o Dizer que são Diálogos Restaurativos e grupo reflexivo para homens e mulheres em cumprimento de medida protetiva. Temos as Casas Lares Aconchego, execução de acolhimento institucional intermunicipal de crianças e adolescentes vítimas de maus tratos. Temos o Aconchego do Saber, projeto para atender crianças e adolescentes com histórico de vivência de violência e/ou dificuldades de aprendizagem”, afirma Gabriela.
A instituição também participa de mutirão de ações da cidadania voltadas para as necessidades da população em situação de rua. “Estamos iniciando uma oficina de práticas corporais para a terceira idade, onde terão aulas de yoga e pilates solo totalmente gratuito”, revela. Trata-se de atividades promovem saúde, bem-estar e pertencimento.
Agentes de transformação
Um dos pilares do trabalho da Associação Bem Comum é a formação de mediadores e facilitadores de conflitos. “A ABC acredita que o diálogo é uma das principais ferramentas para fortalecer vínculos e promover a convivência saudável. Por isso, trabalhamos com a formação de mediadores e facilitadores de conflitos, capacitando profissionais e membros da comunidade para lidar com situações de divergência de forma respeitosa e construtiva”.
As capacitações envolvem temas como comunicação não violenta e outras ações. “Durante a formação, são abordados temas como comunicação não violenta, escuta ativa, empatia, ética e estratégias de resolução colaborativa. Essa capacitação estimula uma cultura de paz e respeito mútuo, impactando diretamente o ambiente das comunidades atendidas, onde os conflitos passam a ser vistos como oportunidades de crescimento coletivo, e não como rupturas”.
A força da comunidade
A participação da comunidade é essencial para a continuidade dos projetos. “Recebemos voluntários, que podem contribuir com seu tempo, conhecimento e habilidades em diferentes atividades; doações de materiais, como itens de uso cotidiano, materiais pedagógicos ou de escritório; e também apoio institucional, por meio de parcerias com empresas, escolas e órgãos públicos.”
Além disso, Gabriela afirma que a Associação está abrindo na sede um brechó e bazar solidário da Associação Bem Comum, iniciativa para ajudar na manutenção das atividades e projetos sociais. “No espaço, serão vendidos itens arrecadados pela comunidade como roupas, calçados, acessórios e objetos diversos — e toda a renda será revertida para a continuidade das ações da instituição. Também aceitamos doações via Pix, uma forma prática e segura de contribuir com o fortalecimento do nosso trabalho.”
Segundo Gabriela, cada gesto de colaboração faz diferença. “É através desse envolvimento coletivo que conseguimos ampliar nosso alcance e continuar promovendo o bem comum nas comunidades onde atuamos. As contribuições também podem ser feitas via Pix, utilizando o CNPJ 35.101.878/0001-06 (Associação Bem Comum)”.
Próximos passos
Para os próximos meses, a Associação planeja expandir suas ações e consolidar novas parcerias. “Estamos sempre em busco de crescimento, com novos projetos e parcerias. Dia 25 de novembro iniciaremos as aulas do projeto de práticas corporais para os idosos da nossa comunidade”, conclui Gabriela.
Associação Bem Comum
Endereço: Rua Antônio Guerino de Lourenço, 651 – Vila Clementina, em Rio Preto.
Informações: (17) 3353-9878 e (17) 99230-9535 (WhatsApp). Instagram: @abcbemcomum
Como doar: É possível colaborar com os projetos do Associação Bem Comum por meio de conhecimento e habilidades em diferentes atividades; doações de materiais, materiais pedagógicos ou de escritório; e também apoio institucional e contribuições em dinheiro. A chave-pix é 35.101.878/0001-06 (CNPJ).

