Dar continuidade a uma história de vida marcada pela generosidade é a essência da Fundação Benedicta Terra Pimentel, sediada em Rio Preto. Criada em homenagem a uma mulher visionária, de coração imenso e espírito caridoso, a instituição carrega o propósito de transformar realidades e oferecer dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Benedicta Terra Pimentel, conhecida como a “Mãe dos Pobres”, foi um símbolo de solidariedade e força. Ao longo de sua vida, ela acolheu os mais necessitados, costurou roupas para quem nada tinha, garantiu comida no prato de famílias desamparadas e construiu lares para quem vivia sem teto. Sua presença se tornou sinônimo de apoio e esperança.
Era alguém que entendia a dor do outro e não media esforços para aliviar sofrimentos. “Com sua firmeza e senso de justiça, garantiu comida no prato de muitas famílias carentes, trouxe dignidade para mulheres que ficaram viúvas e se viam sozinhas cuidando dos filhos. Também ajudou na transformação social de muitas famílias, inclusive construindo casas para moradia e transferindo valores como honestidade”, afirma o presidente da instituição, Alceu Germano Sestini.
Quem a conheceu afirma que Benedicta não se limitava a estender a mão. Ela transformava vidas com sua presença firme e, ao mesmo tempo, doce. “A determinação em tudo o que realizava e seu espírito inovador e caridoso fizeram com que ela se tornasse uma das figuras exponenciais das regiões por onde passou”, afirma Sestini.
A Fundação surgiu como um tributo vivo a Benedicta, considerada um exemplo de compaixão. “A Fundação Benedicta Terra Pimentel não é fruto de um plano estratégico ou de um frio projeto de investimento. Ela brotou da semente mais profunda da compaixão e em memória de uma mulher extraordinária. Benedita Terra Pimentel foi a força motriz, o coração pulsante, ela dedicou sua vida a acolher, nutrir e, acima de tudo, a ensinar sobre o amor”, ressalta Sestini.
O presidente da instituição afirma que a semente da Fundação foi plantada não na dor da sua partida, mas nas lições que ela deixou. “Germinou com a força do seu legado, florescendo em uma instituição que acredita que a vida só tem pleno sentido quando é dedicada ao serviço do próximo. A Fundação é a materialização viva desse princípio, um tributo contínuo à sua generosidade e um eco perene de sua voz que, ainda hoje, nos convida a cuidar e a transformar. Nossa motivação é um tributo a essa mulher que, com sua simplicidade e grandeza, nos ensinou que a verdadeira riqueza reside na capacidade de cuidar e de transformar vidas. O que nos move, diariamente, é a certeza de que a cada criança que acolhemos, que educamos, a cada família que assistimos, estamos honrando a memória de Benedicta Terra Pimentel e perpetuando seu exemplo de amor incondicional.”
Desde a sua criação, a Fundação Benedicta atua como entidade privada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, oferecendo suporte cultural, educacional, assistencial e filantrópico. Mais do que números, sua missão é clara: transformar vidas com base em valores éticos e cristãos, fortalecendo a cidadania e incentivando a construção de um mundo mais justo. “A missão é promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos, com base em valores éticos da doutrina espírita cristã para que exercitem a cidadania de forma íntegra, utilizando o seu potencial na construção e transformação de um mundo melhor e mais justo para todos. Nossos valores são solidariedade, equidade, dignidade, compaixão, generosidade, transparência, ética”, afirma.
Acolhimento e integração
Hoje, a instituição é referência em acolhimento institucional de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de alta vulnerabilidade social. O trabalho começa com a escuta sensível de cada história, identificando as múltiplas privações e o rompimento de vínculos. “Hoje a Fundação Benedicta Terra Pimental está responsável pelos Acolhimentos Institucional de Crianças e Adolescentes, através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. No desenvolvimento deste trabalho, somos parceiros essenciais da rede de proteção. Recebemos encaminhamentos de Conselhos Tutelares e Vara da Infância e da Juventude. Realizamos articulação com a rede de atendimento, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), saúde e educação. Essa integração com o poder público é fundamental para garantir um atendimento sistêmico e completo.”
A atuação da Fundação vai além do cuidado imediato. Um dos pilares é a formação para o futuro. Cursos profissionalizantes, realizados em parceria com o Senac, nas áreas de culinária, estética e administração, abrem portas para que adolescentes, jovens e até adultos possam conquistar autonomia financeira e sonhar com uma vida melhor.

