Lar de Betânia: acolhimento, cuidado e dignidade para idosos
Desde 1958, o Lar de Betânia, em Rio Preto, atua acolhendo idosos com histórias de vida marcadas por situações de abandono, negligência, maus-tratos ou vínculos familiares rompidos. A instituição surgiu da iniciativa de voluntários da Igreja Presbiteriana do Brasil. O projeto começou pequeno, na sede da igreja na Vila Maceno, acolhendo três idosos. Mas a solidariedade logo multiplicou esse gesto. Com a ajuda da comunidade, que doava materiais, serviços e muito amor, o espaço foi crescendo.
Com o apoio da sociedade, a estrutura foi ampliada e hoje a instituição funciona como uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), oferecendo atendimento integral a idosos a partir de 60 anos, entre homens e mulheres, em situação de vulnerabilidade.
“Nosso propósito é cuidar dos mais necessitados, acolher e cuidar sem preconceitos de raça, cor ou condição social. Fazemos o nosso melhor, todos os dias, garantindo proteção, cuidado e qualidade de vida. Aqui eles encontram uma rede de apoio que trabalha todos os dias para promover dignidade e bem-estar”, explica a presidente da associação, Marisa Augusta Gonçalves.
Assistência completa e qualidade de vida
O Lar de Betânia oferece acolhimento permanente, com capacidade para até 43 residentes, e uma rotina estruturada para atender às necessidades físicas, emocionais e sociais dos idosos. Atualmente, a associação atende 41 idosos, entre 27 mulheres e 14 homens. Duas vagas estão abertas.
Entre os serviços estão seis refeições diárias, elaboradas conforme orientação nutricional, acompanhamento multiprofissional, com assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiros e cuidadores, atividades ocupacionais e de estimulação cognitiva, como oficinas de memória, pintura, jogos e exercícios, além de atenção constante à saúde, com fisioterapia, enfermagem 24 horas e apoio às demandas médicas.
Os idosos ainda contam com uma programação de lazer e integração, com atividades culturais e momentos de convivência. O objetivo, segundo Marisa, é não apenas oferecer acolhimento, mas também estimular a autonomia, fortalecer a autoestima e garantir que eles se sintam parte de uma comunidade. “É uma forma de proporcionar não só cuidado, mas também qualidade de vida”, reforça Marisa.
Equipe e voluntariado
Manter tudo funcionando não é tarefa fácil. A instituição é organizada por uma equipe de 30 colaboradores, que atuam em escala de 12 por 36 horas, além de contar com o apoio fundamental de voluntários. “Tem voluntário que vem cortar cabelo, fazer a barba, fazer as unhas dos idosos. Outros ajudam na manutenção, como poda de árvore, instalação elétrica ou até na organização da despensa, conferindo a validade dos alimentos”, afirma a presidente.
Mais de seis décadas de impacto social
Ao longo de sua história, o Lar de Betânia tem como principal missão promover a proteção integral, a inclusão social e a qualidade de vida dos idosos, sempre com foco no cuidado, na segurança e na valorização da vida. Marisa explica que a associação tem o objetivo de garantir que os idosos sejam respeitados, cuidados e que tenham seus direitos preservados.
Lar de Betânia é mantido por verbas destinadas da Prefeitura de Rio Preto, doações da comunidade, empresas e pessoas físicas, além de parcerias e campanhas solidárias. Entre as principais necessidades estão alimentos, como leite e frutas, fraldas geriátricas, produtos de higiene e limpeza, além de doações financeiras.
Quem quiser colaborar pode fazer uma doação via Pix: lardebetaniasjrp@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (17) 3227-2200. Também é possível se tornar voluntário, basta agendar com a equipe administrativa. Os voluntários podem prestar serviços diversos, que vão desde pequenos reparos na estrutura até ações e cuidados com a higiene pessoal, oficinas e atividades recreativas.