Cappac: uma história de luta e perseverança
A confirmação de um diagnóstico de câncer implica uma série de mudanças no estilo de vida. Além do choque da notícia, geralmente acompanhado por sentimentos de medo, ansiedade e incerteza, traz também desafios relacionados ao tratamento, que, além de ser fisicamente desgastante, também afeta o bem-estar emocional e psicológico. Muitas vezes, os pacientes precisam sair de suas cidades e até mesmo de seu estado para receber atendimento em outra localidade, envolvendo despesas com transporte, hospedagem e alimentação.
Com o objetivo de oferecer suporte e proporcionar mais conforto e qualidade de vida a esses pacientes e seus acompanhantes, em 1998, um grupo de mulheres fundou a Casa de Apoio ao Paciente Adulto Carente com Câncer (Capacc). A organização iniciou suas atividades em uma pequena casa alugada, mas com o apoio da prefeitura, que doou um terreno, foi possível construir uma sede maior e mais estruturada.
A Capacc conta com 12 quartos, com capacidade para 54 leitos, destinados a pacientes oncológicos que vêm a São José do Rio Preto para realizar radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea e seus acompanhantes. Durante todo o período de tratamento, além da hospedagem, são oferecidas quatro refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, e transporte até o Hospital de Base e à Unidade de Radioterapia. Enquanto permanecem na instituição, eles também recebem assistência psicológica, jurídica e espiritual.
“A Capacc se orgulha, nesses 27 anos, de ter contribuído para que milhares de pessoas encontrassem, neste lugar de amor e esperança, condições para a cura. O acolhimento afetivo e amoroso dos funcionários e voluntários faz toda a diferença nesses momentos tão difíceis, longe da família, durante o tratamento”, ressalta a presidente Mara Cristina Bruno da Silveira Freitas.
Ivannete Brunetto de Araújo, de 53 anos, veio de Araguari (MG) juntamente com o seu irmão, doador compatível, realizar o transplante de medula. “Já estamos na Capacc há cerca de dois meses e meio, e considero este lugar como minha casa. Ao chegar aqui, fomos muito bem recebidos e acolhidos, com todo o carinho e suporte necessário. Contamos com um quarto limpo e confortável, roupas lavadas e uma alimentação completa. Sentimos saudades do nosso lar, mas aqui encontramos uma verdadeira família. Meu sentimento é de gratidão por tudo, sempre.”
“É um lugar onde nos sentimos muito bem, com quartos organizados, normas e regulamentos que garantem o bom funcionamento da casa. A diretoria e toda a equipe nos acolhem com muito carinho e respeito. Temos tudo em condições dignas para um ser humano. Estou muito tranquilo e bem acolhido aqui, graças a Deus”, destaca José Luiz Colosio, de São José dos Campos (SP).
Ana Maria Seixas, de 71 anos, veio de Guararapes (SP) fazer sessões de radioterapia. Antes de chegar a Rio Preto, ela estava preocupada em ficar sozinha em uma cidade estranha, mas na Capacc encontrou um ambiente acolhedor e muito carinho. “Apesar de cada um ter sua história de vida e seus desafios de saúde, me sinto parte dessa família. Meu tratamento está evoluindo bem, e a acolhida de todos, juntamente com a alimentação de qualidade, tem feito toda a diferença. Agradeço imensamente a todos os voluntários e funcionários da instituição. Deus abençoe a todos”.
Neste ano, o evento em prol da Capacc acontecerá no dia 13 de maio, às 15h, no Buffet Félix Petrolli. A programação contará com uma variedade de doces, salgados, bebidas e um sorteio de brindes. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na sede da instituição. Toda a renda será revertida para a manutenção da casa, garantindo a continuidade dos serviços oferecidos aos pacientes em tratamento e seus acompanhantes.
A Capacc é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, mantida desde sua fundação por doações e arrecadações por meio de eventos beneficentes realizados pela entidade. A instituição também possui um brechó, que é o maior responsável pela manutenção da casa, além de uma oficina de artesanato que, ao longo do ano, com o apoio de voluntários, produz itens para serem comercializados em épocas festivas tradicionais, tanto no bazar anual quanto em um espaço cedido gentilmente pelo Riopreto Shopping durante o período de Natal.
Quem tiver interesse em contribuir financeiramente ou com doações de roupas, calçados, acessórios, móveis, produtos eletrônicos e eletrodomésticos para o brechó e também alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, entre outros, pode entrar em contato pelos telefones (17) 3227-2676, (17) 3216-1593 ou pelo WhatsApp (17) 99752-4433. O Pix para doações é o CNPJ 02.655.458/0001-04.
O brechó acontece na sede da Capacc, na Rua Sadaa K. Saad Aboujaoudê, 161, no Jardim Michel Jacob, todas as sextas e sábados, das 7h às 17h. Para mais informações, acesse o site: www.capaccrp.com.br.