Apae celebra seis décadas em Rio Preto
Com mais de 70 anos de história, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é reconhecida como a maior rede de apoio às pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil. Sua principal missão é promover a incFFlusão social dos assistidos, garantindo seus direitos e oferecendo oportunidades para seu pleno desenvolvimento.
Fundada em 1954, na cidade do Rio de Janeiro, a organização conta atualmente com mais de 2.200 unidades distribuídas pelo país, beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas. Uma delas foi inaugurada em São José do Rio Preto no dia 22 de maio de 1964. Sua trajetória na cidade começou com apenas 13 alunos, em um prédio alugado no bairro Boa Vista. Desde então, a entidade tem promovido ações nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, esporte, cultura e lazer, buscando facilitar o bem-estar e a autonomia dos atendidos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
“Nossa escola tem 60 anos de história dedicados ao atendimento de pessoas com deficiência e suas famílias. Além do acolhimento que oferecemos, contamos com uma equipe técnica capacitada para realizar diagnósticos, promover intervenções precoces e acompanhar essas pessoas ao longo de todo o seu ciclo de vida. Nosso objetivo é garantir que cada pessoa assistida, apesar de suas dificuldades, possa ser ativa, participativa, respeitada e plenamente atendida em suas necessidades”, afirma a psiquiatra e vice-presidente da Apae de Rio Preto, Simone Secco.
Com um orçamento mensal em torno de R$ 500 mil, a instituição se mantém por meio de convênios com o município e o Estado, além de recursos próprios provenientes de eventos beneficentes, do brechó solidário (aberto à comunidade as terças e quintas-feiras, das 9h às 17h, na sede da Apae), de doações feitas por empresas e pessoas físicas associadas que contribuem mensalmente, e da Nota Fiscal Paulista, que representa uma fonte de renda essencial para a continuidade dos serviços oferecidos.
As notas fiscais podem ser depositadas nas urnas da Apae, disponíveis nos comércios parceiros, ou ainda destinando automaticamente os créditos da Nota Fiscal Paulista para a instituição, cadastrando-a como entidade favorita no site da Secretaria da Fazenda.
Saúde
São realizados cerca de 4 mil atendimentos mensais gratuitos, viabilizados pelo SUS, em especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia, entre outras.
Os serviços são oferecidos tanto para a comunidade, direcionados a crianças de até três anos com atraso no desenvolvimento, quanto para os alunos e usuários da instituição, mediante triagem e encaminhamento, que podem ser feitos não apenas pelo SUS, mas também por convênios médicos particulares ou por outras instituições parceiras.
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Em funcionamento desde janeiro de 2023, atende crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), de 3 anos até o 5º ano do Ensino Fundamental I, matriculadas na rede municipal de Rio Preto.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto oferece até 90 vagas, com atendimentos de uma a duas vezes por semana. Além das atividades pedagógicas, os alunos participam de oficinas como iniciação esportiva, psicomotricidade, nutrição, sensorial, cultura da paz, Atividades de Vida Diária (AVD), Atividades de Vida Prática (AVP), raciocínio lógico, escrita e artes manuais.
Educação Especial
A escola da Apae atende 160 alunos, de 6 a 30 anos, matriculados no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. As matrículas são feitas via encaminhamento da Diretoria de Ensino, conforme disponibilidade de vagas.
O currículo inclui disciplinas pedagógicas, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física, e disciplinas funcionais, como Atividades de Vida Diária (AVD), Atividades de Vida Prática (AVP) e Autocuidado. Os alunos também participam de projetos integradores, como culinária, música, dança, capoeira, coral, teatro e apresentações artísticas, além de atividades complementares, como passeios externos, festas e eventos especiais.
São atendidos estudantes de Rio Preto, Uchoa, Guapiaçu, Cedral, Bady Bassitt, Ipiguá, Onda Verde, Nova Aliança, Mendonça e do distrito de Talhados. Todos contam com serviço de transporte gratuito, disponível para os trajetos de ida e volta nos horários escolares.
Assistência Social
O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias em Centro Dia atende, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), adultos e idosos a partir dos 30 anos.
Atualmente, beneficia 193 usuários, sendo 160 de 33 dos municípios vizinhos de Bady Bassitt, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Mendonça, Nova Aliança, Onda Verde e Uchoa. Os atendimentos são realizados na sede da Apae em Rio Preto e também na unidade rural, localizada em Engenheiro Schmitt, onde também são oferecidos atendimentos de equoterapia.
A grade de atividades inclui oficinas de Musicalização e Expressão Corporal, Culinária, Arte e Artesanato, Psicomotricidade, Horta e Jardinagem, Recreação (como passeios externos, Educação Física e capoeira), Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Prática (AVP).
Podem ser feitas via Pix para o CNPJ 59.997.270/0001-61 ou por meio do programa de associados, que possibilita o envio de boletos mensais. Quem tiver interesse em atuar como voluntário pode colaborar em eventos promovidos pela instituição e nas atividades do brechó solidário, que conta com doações de roupas, calçados, acessórios e outros itens. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (17) 2136-1200.