Com mais de 70 anos de história, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é reconhecida como a maior rede de apoio às pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil. Sua principal missão é promover a incFFlusão social dos assistidos, garantindo seus direitos e oferecendo oportunidades para seu pleno desenvolvimento.
Fundada em 1954, na cidade do Rio de Janeiro, a organização conta atualmente com mais de 2.200 unidades distribuídas pelo país, beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas. Uma delas foi inaugurada em São José do Rio Preto no dia 22 de maio de 1964. Sua trajetória na cidade começou com apenas 13 alunos, em um prédio alugado no bairro Boa Vista. Desde então, a entidade tem promovido ações nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, esporte, cultura e lazer, buscando facilitar o bem-estar e a autonomia dos atendidos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
“Nossa escola tem 60 anos de história dedicados ao atendimento de pessoas com deficiência e suas famílias. Além do acolhimento que oferecemos, contamos com uma equipe técnica capacitada para realizar diagnósticos, promover intervenções precoces e acompanhar essas pessoas ao longo de todo o seu ciclo de vida. Nosso objetivo é garantir que cada pessoa assistida, apesar de suas dificuldades, possa ser ativa, participativa, respeitada e plenamente atendida em suas necessidades”, afirma a psiquiatra e vice-presidente da Apae de Rio Preto, Simone Secco.
Com um orçamento mensal em torno de R$ 500 mil, a instituição se mantém por meio de convênios com o município e o Estado, além de recursos próprios provenientes de eventos beneficentes, do brechó solidário (aberto à comunidade as terças e quintas-feiras, das 9h às 17h, na sede da Apae), de doações feitas por empresas e pessoas físicas associadas que contribuem mensalmente, e da Nota Fiscal Paulista, que representa uma fonte de renda essencial para a continuidade dos serviços oferecidos.
As notas fiscais podem ser depositadas nas urnas da Apae, disponíveis nos comércios parceiros, ou ainda destinando automaticamente os créditos da Nota Fiscal Paulista para a instituição, cadastrando-a como entidade favorita no site da Secretaria da Fazenda.

