O número de animais de estimação no Brasil tem aumentado a cada ano. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil (IPB), divulgada em 2024, o país já soma mais de 160 milhões de pets. Os cães lideram a preferência, com mais de 62 milhões vivendo nos lares brasileiros.
Paralelamente, os tutores têm se preocupado cada vez mais não apenas com a saúde, higiene e aparência de seus animais, mas também com seu bem-estar geral. Esse movimento tem impulsionado o crescimento do setor de estética animal e valorizado a atuação dos groomers. Embora o termo em português signifique “tosador”, esses profissionais vão além do básico, dominando técnicas e conhecimentos mais específicos para garantir todo cuidado e o conforto aos pets. Eles também são os responsáveis pela preparação dos animais para exposições e competições.
“O groomer dedica mais tempo a cada animal, observando seu comportamento e adaptando o serviço de acordo com suas necessidades individuais. Isso ajuda a reduzir o estresse do pet, tornando a experiência mais agradável e segura. São aplicadas técnicas especificas para cada raça, conforme padrão, estrutura física e preferência do tutor, que também recebe orientações personalizadas sobre como cuidar corretamente da pelagem do seu animal”, afirma o mestre em grooming, Daniel Yoshizato, da Pet Talent Academy e Spa.
“Na tosa de um Cocker Spaniel Inglês, por exemplo, enquanto um tosador comum utiliza apenas a máquina em todo o processo, um groomer emprega técnicas mais especializadas, recorrendo a ferramentas como rake, pedra e faca de stripping. O diferencial desse profissional está na habilidade de manusear a tesoura com precisão, garantindo um acabamento impecável, além do conhecimento aprofundado sobre diversas raças e tipos de pelagem”, explica o groomer André Castro, do Centro de Estética Animal André Castro.
Além do embelezamento, os especialistas garantem segurança e qualidade de vida aos pets, respeitando sua natureza e individualidade. “Algumas raças possuem uma pelagem densa e sofrem bastante com o calor no verão. Além disso, os pelos podem embaraçar facilmente, e, em casos mais graves, a remoção completa da pelagem na região afetada pode ser necessária. Um corte inadequado também pode causar sérios problemas, como alopecia”, alerta a groomer Helenice Staff, do Patrina Pet Shop.
Capacitação profissional
Destacar-se no mercado pet exige mais do que talento: é necessário desenvolver constantemente habilidades, acompanhar as principais tendências do segmento e buscar conhecimento de forma contínua. Participar de eventos, congressos e estar atento às inovações é essencial para oferecer um serviço de qualidade e manter-se competitivo. Como ressalta Helenice Staff: “A capacitação não deve ser realizada somente no início da carreira, porque, a cada dia, surgem novas técnicas, novos instrumentos de trabalho e novas tecnologias. Portanto, é essencial se manter atualizado para atender ao mercado na sua região e sempre oferecer serviços cada vez mais qualificados. Isso é imprescindível para o sucesso profissional.”
No universo do grooming, o sucesso também depende de estudo, treino contínuo e uma postura crítica sobre o próprio trabalho. Oferecer um atendimento individualizado, respeitando as particularidades de cada animal, é indispensável. A groomer Adriana Etecheber reforça: “Para identificar possíveis problemas de saúde, como dores, feridas na pele ou no ouvido, além das necessidades específicas da pelagem, é muito importante, antes de iniciar o procedimento, realizar um checklist com o tutor. Isso traz mais segurança tanto para o tosador quanto para o tutor”.
Segundo a personal pet groomer, Joseane Pereira Castro, para encontrar um groomer qualificado é essencial procurar por profissionais certificados e com experiência comprovada. “Por trás dos números, o que realmente impulsiona o setor é o carinho e a dedicação dos tutores, que buscam o melhor para seus pets. Isso abre espaço para negócios inovadores, desde produtos até serviços diferenciados, que atendem às necessidades de um público cada vez mais exigente”, enfatiza.
