São inúmeros os pratos servidos no Natal, o que vai depender da tradição da família e, obviamente, do bolso de cada um. Mas uma coisa é certa: sempre comemos mais que o necessário, pois, no Natal, nos permitimos exageros sem a menor culpa. Este ano, preparei a mesa com uma paleta diferente de cores, saindo das nuances do vermelho e do reluzente dourado, que traduzem abundância e alegria, para o que importa: o quão quentinho é o coração de quem recebe os convidados.
É muito comum as pessoas se entristecerem nesta época do ano, os depressivos sofrendo ainda mais. Concordo: é um momento de lembrar os seus entes queridos que já se foram, em passagens marcantes e, às vezes, engraçadas, sempre lembradas ao redor da mesa. De uma forma ou de outra, todos estão bem vivos em nossas mentes. Temos de nos reinventar ao máximo com as pessoas que nos rodeiam e dar a mão, para que todos se sintam felizes.
O Natal é também um momento de celebração, que varia conforme a religião. É um recomeço, pertinho do final do ano: hora de refletir, de pedir e de agradecer mesmo sem saber a quem, de fazer planos, de sorrir, de chorar, de deixar as emoções fluírem. Das conversas molhadas às roupas lavadas, tudo acontece no Natal. Felizmente existe o Natal para muitas mães que esperam pela data o ano inteiro. É tão sonoro ouvir alguém dizer “meu filho chegou!”
Todos temos um gostinho especial que lembrar no Natal. Particularmente, sinto, como se fosse hoje, o paladar do guaraná-maçã da casa do meu avô materno, em Rio Claro, tão doce e tão confortante. E quando eu abraçava a boneca Susi, aí, sim, o Natal era simplesmente mágico! Já o lombo com frutas e o arroz com castanhas desta receita você pode preparar em qualquer domingo do ano. Celebre a vida o ano todo! Lembre-se: se você pegou esta receita nesta época do ano, “então é Natal”!
Ingredientes para temperar o lombo
1 kg lombo de porco
suco de 2 limões
140g de vinho branco seco
3 dentes de alho
½ cebola branca
sal a gosto
pimenta-do-reino q.b
(quanto baste)
molho de pimenta q.b.
Obs: Tempere o lombo de véspera. Bata todos os ingredientes em um triturador. Coloque esta mistura sobre o lombo, cubra-o e deixe-o na geladeira até a hora de prepará-lo.
Como assar o lombo
Pré-aqueça o forno. Coloque cubos de manteiga sobre o lombo e cubra-o com papel-alumínio. Dependendo do forno, demora de 1h30 a 2h, para assar. A cada meia hora, regue-o, para não ressecar, e reforce os temperos. Espete com um garfo, para ver se entra fácil. Se sim, tire o papel-alumínio e deixe o lombo dourar.
Obs: para deixar a crosta bem vermelha e atraente, faça uma calda.
Ingredientes para a calda
1 copo americano de calda de figo
1 colher de (sopa)
de melaço de maçã
1 colher de (sopa) de geleia vermelha
1 colher de (sopa) de ketchup
Ferva a calda, para reduzir e engrossar. Pincele-a sobre o lombo, antes de levá-lo ao forno.
Ingredientes para o arroz
7 xícaras (café) de arroz branco
250g carne moída
½ filé de frango desfiado
zaatar a gosto
1 colher (chá) de sumagre
1 colher (chá) de canela em pó
pimenta-síria a gosto
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 tablete de caldo de carne ou de frango
150g mix de castanhas
75g de uva-passa clara
75g de uva-passa escura
azeite
sal a gosto
Como fazer o arroz
Ferva o filé de frango só no sal. Reserve. Ferva a água para o arroz. Refogue, no azeite, a cebola e, depois, o alho. Coloque os temperos. Ponha a carne moída e deixe-a dourar. Acrescente o arroz. Mexa tudo. Coloque água e espere secar. Confira os temperos. Em uma frigideira, refogue, no azeite, meia cebola e a coloque sobre o arroz, para dar o acabamento.
Para empratar
½ lata de pêssego em calda
½ lata de abacaxi em calda
½ lata de figo em calda
cerejas
Corte o pêssego em fatias; o figo, na metade, pelo cabinho, e o abacaxi, ao meio, para encaixar as cerejas. Centralize o lombo na travessa, acomode o arroz nas laterais, e as frutas, nas pontas. Preencha o centro das rodelas de abacaxi com cereja.
Errata: na edição anterior, Camarão na Moranga, sobre a panela de pressão de Denis Pappin, o correto é pezinhos (de pés), não pesinhos (de pesos).
Harmonização
Porque que o lombo é uma carne magra e suave, agregando as diferentes camadas de doçuras das frutas (do pêssego, perfumado; do figo, melado; do abacaxi, ácido) e a crocância das castanhas, sugiro um vinho branco Chardonnay ou um vinho tinto Pinot Noir, ambos perfeitos para a ceia. Aproveito para brindar a você, leitor(a), tão especial para mim. Feliz Natal!
Esta coluna é sempre publicada no último domingo de cada mês, sempre no meio da revista, para você destacar e guardar a receita.
