Ioga facial
A ioga facial virou tendência por prometer um “lifting natural” apenas com movimentos e expressões faciais. Murad Alam, dermatologista e autor de um estudo sobre o tema, explica: “A ideia da ioga facial é trabalhar abaixo desse nível, desenvolvendo a camada muscular que fica sob a gordura”. Após 20 semanas de prática, ele observou melhora no volume facial, especialmente nas bochechas. Para Alam, a técnica “pode ser útil para pessoas que absolutamente não querem fazer procedimentos estéticos”.
O café especial é o mais saudável, pois passa por rigoroso controle de qualidade e contém menos cafeína e impurezas. “Esse é um café que vai passar por um processo rigoroso de seleção, com os melhores grãos, sem a presença de defeitos, de fungos e de micotoxinas”, explica a nutricionista Angéli Golfetto.
Durante o frio, é comum o ressecamento dos pés por causa da baixa umidade e da pressão corporal. “O excesso de peso corporal aumenta a pressão sobre pontos específicos dos pés, como calcanhares”, explica o biomédico Thiago Martins. A rotina ideal inclui higiene cuidadosa. O dermatologista Lucas Miranda destaca compostos como ureia, ácido hialurônico e óleos vegetais.